Histórias de Vida

"Minha paixão por cavalos"

Data: domingo, 13 de maio de 2018 - Hora: 10:06

Hoje, nós não vamos contar. E ela quem vai nos contar, em uma entrevista que fizemos para ela, para a primeira mulher em correr o Freio de Ouro.

E quem é? Eliana Vaz e seu nome, e hoje tem sua própria criação de cavalos.

Conversando, começamos:

Do onde surgiu a paixão por cavalos?
"Minha paixão por cavalos já veio no DNA. Meus Avós maternos tinham campo em Cachoeira do Sul e minha Avó era apaixonada por cavalos e pela vida no campo . Foi ela quem primeiro me estimulou a ter essa ligação forte com os cavalos. Com o passar do tempo, meus Pais adquiriram terras em Bagé e, devido a essa paixão por cavalos, iniciaram a criação de Crioulos."

Como é sua vida hoje, família?

"Hoje, sou casada com o Rafael Grimm Vaz, também um apaixonado por cavalos, o que tornou a criação um sonho compartilhado por nossa família, junto com nossas 2 filhas (4 e 8 anos) que gostam, acompanham e vivem o Cavalo Crioulo"

Como se tornou criadora de cavalos crioulos? Quais foram as primeiras matrizes? Primeiros resultados da criação? Planejamento de cavalos?

Qual é a planificação pro futuro?

"Sempre tive certeza que teria minha própria criação de cavalos e depois de um tempo afastada das competições, por ter me dedicado à Medicina, chegou a hora de retomar essa paixão. Rafael e eu conversamos muito sobre como deveríamos iniciar, planejamos objetivos e quais genéticas gostaríamos de agregar na criação. Usei a experiência que tive no passado, por ter tido a honra de treinar com o grande Vilson Souza.
Aprendi muito, tive a oportunidade de conhecer grandes cavalos e as genéticas mais diversas, sempre prestando atenção em conselhos de criadores que admiro na Raça.

Estudamos pedigrees e isso tudo foi somando experiências antes de realmente iniciarmos as compras das matrizes .
Sempre pensamos em ter uma Cabanha pequena , com 10-15 éguas na cria, iniciamos as compras aos poucos e fomos estudando acasalamentos, conhecendo nossas matrizes e seus produtos, sendo muito críticos com nossos resultados.

Iniciamos cedo a sair para algumas provas para testar nossos produtos . A geração nascida em 2010, que realmente foi especial, contávamos na época, apenas com 5 éguas na cria .
Nasceram 2 animais importantes que nos deram o presente de estrear na final da Morfologia da Expointer (Estampa Cavalera - RP 13 e Estradeiro Cavalera - RP 14) junto a grandes criadores da Raça. Estradeiro, na sua estreia na Expointer, ganha o título de campeão potranco Maior e quarto melhor macho em 2013 .

A partir daí, Estradeiro nos obrigou a crescer em um ritmo um pouco mais rápido do que esperávamos. Foi Grande Campeão em todas as Classificatórias que participou, Pelotas, Bagé e Esteio. Tínhamos, portanto, a responsabilidade de fazer a campanha de um Grande Cavalo! Estradeiro, para nós, foi uma injeção de ânimo, pois ali estava a prova que pequenos criadores podem ser competitivos e que se produzirmos um animal de qualidade, correto, ele fará sua própria história.

Nos dedicamos e passamos a investir mais na criação. Buscamos, também, para abrir sangue, agregar a genética do Mackenna Guindo, pois sempre nos chamou muito atenção funcionalmente e já nos primeiros produtos produzimos Feitiço Cavalera RP 20 (Bocal de Prata e 5 no Freio de Ouro), que vem nos orgulhando muito nas provas funcionais da Raça.

Estamos muito felizes por termos 2 animais idealizados e produzidos na
Cabanha Cavalera representando o Brasil na maior prova do Cavalo Crioulo da América Latina, a FICCC organizado por nossa associação - ABCCC. Só temos a agradecer a todos que fizeram parte desses projetos e a esses dois animais especiais, Feitiço Cavalera, que será exposto pela Cabanha La Perseverancia / Argentina no Freio da FICCC e Estradeiro Cavalera na Morfologia da FICCC, por proporcionar essa alegria a nossa família e a estimular nossas filhas a se apaixonarem cada vez mais pela criação de cavalos crioulos!

Planos para o futuro: seguir trabalhando com dedicação as genéticas que escolhemos. Recentemente adquirimos parte de uma cota de coberturas de AS Malke Sedutor - TE, que fará parte do futuro na Cavalera, juntamente com Estradeiro que é nosso principal reprodutor."

Bom, por hoje, pra ser domingo dia das mães! Está ótimo...
Corredora do Freio de Ouro, mãe, criadora, e apaixonada por cavalos.
Ela vive o veredito sentido da criação de cavalos, a família.
Motivante, cautivante... exemplo para muitos, e sobre tudo, muitas!



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!