Notícias

Jovens de seis municípios da região de Passo Fundo são contemplados com Bolsa Juventude

O Programa Bolsa Juventude Rural do Governo do Estado vai contemplar, na região administrativa da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, 13 jovens de seis municípios, sendo eles Ciríaco, Barracão, Vanini, Santo Antônio do Planalto, Paim Filho e São Domingos do Sul.

O Bolsa Juventude destina-se a jovens de baixa renda e tem o objetivo de incentivar a permanência e o retorno desse jovem à escola. Para os jovens do meio rural, a Bolsa será disponibilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo (SDR), por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Os projetos são feitos pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria Estadual da Educação, por meio das escolas estaduais.

Agora, jovens e equipes dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar estão na fase dos projetos produtivos. Vários municípios já desenvolvem programas municipais com o intuito de estimular e fomentar a sucessão nas propriedades, como por exemplo Machadinho e Paim Filho.

Para a jovem Stéfane Lermen, de 17 anos, de Santo Antônio do Planalto, o Programa é muito importante. "É muito bom, com ele terei novas experiências, irei melhorar uma atividade que minha família já pratica há anos e terei uma renda própria", conta a jovem, que vai seguir na produção de hortigranjeiros e salienta o apoio que está recebendo da Emater/RS-Ascar e da família.

Os critérios exigidos para concorrer à Bolsa foram ter idade entre 15 e 29 anos, fazer parte da rede pública de ensino e de escolas com pedagogia da alternância (Casas Familiares Rurais) e apresentar Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ativa no sistema de crédito rural, de até R$ 90 mil/ano. A Bolsa será no valor de R$ 200 reais mensais, pelo período de 10 meses.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!