Notícias

Participação ovina na Expotinter 2017 é reduzida

Participação ovina na Expotinter 2017 é reduzida, mas não preocupa a Associação
Uma das modalidades do evento são as pistas de julgamento de ovino. A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos vai levar este ano 718 animais para a Expointer. Um número um pouco menor que no ano passado que foi de 750 ovinos, mas foi uma redução pouco significativa para a associação. Por isso a equipe da Cosas del Campo foi até a fazendo São Francisco em Bagé/RS, Tradicional cabanha criadora de ovinos da raça Romney marsh. Raça de origem inglesa em geral com aspecto de um animal compacto, vigoroso e bem implantado. Sendo uma raça desenvolvida e aperfeiçoada mais para a produção de carne.

Já na porteira da fazenda se consegue ver os cordeiros correndo pelo campo. Ainda novinhos nem parece que em pouco tempo, menos de um ano, eles estarão pesando mais de 100 Kg. Manuel Gularte Sarmento é a quarta geração a frente da cabanha São Francisco. Sempre marcando presença no maior evento do agronegócio da América Latina, Sarmento mostrou com orgulho as ovelhas que está preparando desde a última Expofeira. Este ano ele vai levar 15 espécies para a pista de julgamento. No envolvimento com a criação das ovelhas é preciso dedicação. Que tem início cedo da manhã, elas tem uma alimentação regrada começa as 4h com a primeira servida de ração. Ao longo do dia ficam se alimentando no pasto, além das outras duas doses de ração ao meio dia e a noite. Para manter a qualidade da lã os animais tem um cuidado maior e não pegam chuva. Sarmento, garante que o segredo para ser referência em criação de ovinos é preciso uma equipe que esteja envolvida e que goste do que faz. "Muito tempo de seleção genética, são mais de 75 anos aqui. muita dedicação, amor e gostar do que faz", ressalta Sarmento.

Essa é uma das inúmeras cabanhas que estarão na 40ª Expointer que será realizada de 26 de agosto a 3 de setembro de 2017, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Patrick Ferreira Corrêa
Jornalista - nº 18816/RS
Telefone: (53) 999 36 3737
e-mail: cosasdelcampojornalista@gmail.com



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!