Notícias

Sementes certificadas: Segurança e produtividade

Data: sexta, 22 de setembro de 2017 - Hora: 10:19

Mecanismos de controle e sua importância na garantia dos padrões de qualidade no campo

A semente é o fator determinante no potencial máximo de produtividade de uma lavoura. De acordo com o engenheiro agrônomo Gustavo Zimmer, doutorando em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPEL, sementes de boa qualidade viabilizam o ótimo funcionamento das semeadoras, facilitando distribuição uniforme na lavoura e diminuindo a ocorrência de falhas e múltiplos. Além disso, as sementes certificadas possuem qualidades fisiológicas, genéticas e físicas que as tornam essenciais para uma produção de sucesso. Entre estes fatores estão:


- Melhor germinação e vigor, o que garante um melhor estabelecimento inicial da lavoura

- Plantas com maior tolerância a estresses bióticos e abióticos

- Isenção de arroz daninho e de outras infestantes

- Produção de grãos de alta qualidade

O uso de sementes “pirata” (sem certificação) requer um maior investimento no controle do arroz daninho e plantas infestantes. Muitas vezes, o retorno sobre esse investimento não é nem percebido, já que as invasoras tem facilidade de dispersão e perpetuação, aumentando assim os custos com herbicidas.

O uso de sementes certificadas aliado a sistemas de produção como Clearfield® da BASF representam uma solução efetiva no combate a queda de produtividade, da proteção contra ervas invasoras, na otimização da produção e no manejo eficiente de custos.

A tecnologia combina a aplicação dos herbicidas Only® e Kifix®, a utilização de sementes certificadas e a adoção do Programa de Monitoramento nas lavouras. Criado a mais de 10 anos, o sistema Clearfield®, permite ao produtor otimizar seus recursos e melhorar a produtividade de sua lavour

Fonte: Basf



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!