bemestar

Uruguai, pecuária volvera a ter prenhezes caras....

Data: segunda, 15 de janeiro de 2018 - Hora: 10:56


O calor e principalmente a falta de chuva que afeta o abastecimento de forragem dos campos reduziram o ciúme no rodeio no meio do segundo mês de entorne e onde o jogo está sendo jogado na categoria mais difícil de criação: as vacas reprodutoras.

A inseminação das novilhas, principalmente aquelas que foram feitas cedo, conseguiu boas gravidezes e essa categoria está sendo reproduzida. Na criação de rodeio, o produtor terá rostos grávidos novamente por mais um ano e é hora de tomar medidas para garantir os bezerros.

Embora seja normal que em janeiro - quando o calor se apertar e o fornecimento de forragem cair no campo, a menos que esteja chuvoso - o nível de ciúmes diminui, a onda de calor acentuou esse fenômeno em muitos departamentos e agora os agricultores estão jogando em chove para dar um novo impulso de ciúme nos rodeios, em resposta ao rebrota dos campos.

"O campo voltou, a qualidade das pastagens caiu e o ciúme nos rodeios se acalmou. Isso é esperado neste mês ", reconheceu o Dr. Roque Almeida, médico veterinário de Paysandú e delegado dos produtores da Comissão Nacional de Saúde Animal (Conhasa).

Seja cuidadoso

Existem dados objetivos que mostram o que acontece nos rodeios, não importa o quão difícil você olhe para o gado e ainda não tenha uma grande perda de condição corporal. Outro dos veterinários privados no setor de criação, Dr. Guillermo de Nava, disse a El País que, com quase 6.000 vacas avaliadas através do monitoramento da entera no segundo mês de serviços - em 12 fazendas muito diferentes - "Há 51% das vacas que não estão mostrando zelo (anestrus)". Embora sejam dados parciais e também seja necessário levar em conta que em muitos dos estabelecimentos as categorias mais problemáticas foram medidas, Nava argumenta que "o anestrus é ótimo. Metade das vacas não ovularam e os touros não. Quando se analisa o anestro, o componente anestro profundo é muito importante este ano. Neste caso, 32,2% dessas vacas são avaliadas com problemas. Essa porcentagem é maior do que no ano passado ", acrescentou.

Com esta situação mais complicada e quando uma boa parte do jogo já está sendo jogada, os veterinários recomendam que os produtores entrem em contato com seus técnicos de confiança e monitore os entores, detecte aquelas vacas que não estejam aquecidas e apliquem medidas para prevení-las.

De Nava sustenta que "é um problema de clima", falta de água e campos que o expressam com perda de pastagem e menor qualidade. Existem muitos trabalhos científicos que comprovam a relação entre a condição corporal do gado e como isso influencia seu ciclo reprodutivo.
O profissional, que trabalha principalmente em fazendas no norte, lembrou que, nas análises antes da inseminação artificial de tempo fixo (IATF) em novilhas, descobriu-se que havia 10% mais ciúmes. "Estamos falando de mais de 11.000 novilhas avaliadas em 26 programas. Quando vemos o que aconteceu com isso, temos 76% das novilhas em bicicleta, quando no ano passado foi de 66% ". Essa categoria engravidou bem. "Em novilhas, as porcentagens de gravidez não serão ruins. O inverno 2017 não foi tão difícil e deu-lhes para recuperar a condição. O gargalo será a vaca parida, porque faltava a primavera e, em alguns casos, há problemas de qualidade de pastagem e em outros casos de ofertas de pastagem ", disse de Nava.

Jogada

Por sua vez, o Dr. Rafael Carriquiry, veterinário e extensionista do Agricultural Plan Institute (IPA) argumentou que em Rivera, sua zona de influência, a falta de zelo em rodeios não é tão grave quanto em outras partes do país. Ele também reconheceu que "há algumas áreas complicadas, mas não todas. A grama chegou a faltar, o crescimento foi reduzido, o calor atingiu com força, os ganhos de peso foram bloqueados, mas não estamos em uma situação de emergência, nem extremo. É um momento de valorizar os recursos ", afirmou o técnico.

Em algumas áreas, as inseminações são cortadas pela falta de calor. "Precisamos tomar decisões atempadas", alertou Carriquiry. Em Rivera, existem algumas áreas como Cerro Pelado, onde choviu menos e o campo voltou, mas o agente de extensão sustenta que estas são áreas bem-direcionadas.

Carriquiry lembrou que, como em outras áreas, em novilhas, as pessoas que inseminaram cedo não tiveram problemas. "O que acontece é que muitos dos jogadores aqui são de janeiro, eles estão jogando o jogo. Por mais um ano, tudo indica que as gravidezes serão alcançadas. Diante disso, a Carriquiry disse que "teremos que gastar porque, de outra forma, não haverá gravidez. É melhor preceder os rostos do que muito para trás ", afirmou o especialista do IPA.

As medidas que devem ser aplicadas.

"Você precisa identificar as barrigas no anestro e categorizá-las para tomar medidas", explicou o Dr. Guillermo de Nava, especialista em criação. "Aqueles que estão em anis superficial devem aplicar a aba". O aleitamento da vaca afeta negativamente a reprodução, com o desmame temporário da panturrilha no pé não pode sugar, a vaca recupera a condição corporal e retorna para demonstrar zelo.

Para o outro grupo de vacas que estão em anestro profundo, "devemos aplicar desmame precoce às panturrilhas". O desmame precoce consiste em separar de forma abrupta e definitiva o bezerro da vaca antecipadamente em relação à idade tradicional de desmame. É aceito como uma regra que deve ser feito com uma panturrilha de dois meses de idade e 70 quilos.

Fonte: Rural El Pais | Pablo Antúnez



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!