Histórias de Vida

Enduro, prova que vai mais além da resistência.

Data: quarta, 7 de fevereiro de 2018 - Hora: 09:44

A pergunta que não quer calar... por que?

O Enduro é uma prova de "longo aliento", entre tantas que tem. Não é originária da raça crioula, mas é realizada na mesma. Muito utilizada como ferramenta de seleção para quem destina a cria de crioulos a resistência.

Tem varias distâncias, 30, 50, 60, 80, 120, e até 180 km em outras raças.

É uma prova que exige muito preparo, não só de cavalo, se não de ginete também. Exige uma cumplicidade única, entre homem/ginete.

Domingo passado, estivemos presentes em um Enduro no país vizinho Uruguay. Vimos ali então, como "O Enduro vai muito além da resistência". Pois envolve uma equipe que continuamente tem que estar ajudando na hora da prova, tem quem se dedica a água, tem quem se dedica a molhar nos postos de apoio, tem quem controla a pulsação na hora da neutralização, tem quem cuida da "tarjeta " pra não perder um minuto até presentar aos veterinários, e tem claro, a contribuição da égua para que baixe o mais rápido possível as pulsações.

Porque também, para este tipo de provas, a genética deverá ser outro ponto a ter em conta. Existem sangues fechadas (La Invernada, Cinco Salsos), que são mais factíveis para este tipo de provas, tornando tudo mais fácil. O que não quer dizer, que outras sangues consigam fazer o mesmo de igual forma.
Mas vemos aqui, como a genética também é fundamental nesta hora, e vai além de treinamento, claro.

Velocidades altas são atingidas na hora da prova, o que requer um bom treinamento. Lesões ou imprevistos podem ser apresentados na mesma, impedindo o sucesso total da mesma.

Fora isso... Enduro prova maravilhosa!
Vemos cumplicidade entre homem e ginete, vemos companheirismo, vemos amor pelo que se faz, vemos resistência, vemos lealdade, vemos um espetáculo mais que o nosso amigo cavalo nos proporciona! E vemos então... como "o enduro vai mais além da resistência".

Texto: Maria Eduarda Sanes
Fotos: Cosas del Campo



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!