bemestar

O momento do desmame é uma ferramenta fundamental nos sistemas de criação

Data: quinta, 29 de março de 2018 - Hora: 11:26

"O período de desmame é muito importante nos sistemas de criação, pois afeta tanto o peso da produção dos bezerros quanto a produtividade futura das barrigas", disse Patricia Menchón, professora da Faculdade de Ciências Agrárias e responsável pela Reserva 6 da região. INTA Balcarce. Ele também explicou que o estado nutricional do rebanho, a disponibilidade e a qualidade dos recursos forrageiros devem ser levados em consideração.

O profissional ressaltou que quando o estado corporal das mães do rodeio é regular, independentemente do estado do recurso forrageiro, é sempre aconselhável avançar o desmame para reduzir a exigência de lactação. Isso permitirá que a vaca recupere a condição corporal e possa enfrentar o novo ciclo produtivo.

"Se necessário, não devemos hesitar em modificar a data de desmame" enfatizou a técnica, e continuou, "um criador deve ficar claro que a condição corporal das barrigas é essencial para atingir o objetivo de máximo que é ter um bezerro por vaca por ano ".

Segundo Menchón, quando o estado nutricional do rebanho é bom, o estado dos recursos forrageiros orienta a gestão. "Se você tem capim de baixa qualidade, mas em abundância, não é recomendável avançar a data de desmame já que o bezerro não consegue fazer uso eficiente desse recurso, mas sim da mãe que vai fornecer um pouco de leite", afirmou o profissional.

O professor faz referência que outro cenário possível é ter pouca disponibilidade de grama e de baixa qualidade. Neste caso, é aconselhável avançar a data de desmame para liberar os bezerros do sistema e, desta forma, redirecionar o recurso para as barrigas que enfrentarão o novo ciclo produtivo. Por outro lado, se você tem pouco grama, e de boa qualidade, deve ser antecipada desmama o bezerro oferecendo esta erva que pode aproveitar, e iniciar um processo de criação se o produtor decide tomar essa opção.

"É importante que o produtor lembre que, a gestão do período de lactação é uma ferramenta que está ao alcance para atingir altas produtividades nos sistemas", enfatiza Menchón.

Fonte: Foro Rural, Ing. Agr. Patricia Menchón, profesional de la UIB (INTA-FCA)



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!