Notícias

Congresso Internacional aborda a biodiversidade e o manejo de pastagens nativas

Data: quarta, 16 de maio de 2018 - Hora: 10:18

Durante os dias 15, 16 e 17 de maio, acontece o VIII Congreso Nacional sobre Manejo de Pastizales Naturales e o IV Congreso del Mercosur sobre Manejo de Pastizales Naturales, de forma concomitante, nas cidades de Olta e Chamical, localizadas na província de La Rioja (Argentina). O tema dos eventos é a biodiversidade, as pastagens nativas e o fortalecimento do desenvolvimento dos territórios. Os Congressos são realizados pelo Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria | Estación Experimental Agropecuaria La Rioja (INTA-EEA), Universidad Nacional de La Rioja, Ministerio de Producción del gobierno de la provincia de La Rioja e la Asociación Argentina para el Manejo de Pastizales.

O objetivo destes encontros é a troca de experiências científicas e técnicas do manejo sustentável das pastagens nativas entre profissionais e acadêmicos da área. O Congresso visa desenvolver a aplicação de novas tecnologias, fomentando ideias inovadoras e fortalecendo o vínculo de integração entre os atores da cadeia. O evento contará com palestras internacionais, ministradas por pesquisadores de diferentes lugares do mundo e oficinas voltadas aos produtores de gado com enfoque na diversificação da produção da pecuária, políticas públicas voltadas à pecuária sustentável, o acesso a novas fontes de informação e o fortalecimento da organização dos produtores.

A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Cristina Genro, palestrará sobre a emissão de gases de efeito estufa na pecuária praticada no Bioma Pampa. Este tema está inserido no "Projeto Pecus", cujos resultados demonstram que a emissão de metano no Pampa é até 43% menor do que estimativas feitas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) em ambientes de produção bem manejados.

Segundo Cristina, o Congresso é um dos principais eventos na América do Sul sobre pastagens nativas, pois na Argentina a sociedade de produtores de bovinos de corte em campos naturais é bastante considerável. "Poder participar de um evento como este, com pessoas tão importantes como o David Briske, que é um dos principais pesquisadores na área de pastagens nativas hoje em dia, e o André Cibils que tem um trabalho muito importante no manejo de pastagens naturais nos Estados Unidos, é uma oportunidade excelente, não só para mim como pesquisadora, mas para a nossa Unidade como uma ampliação da visão do nosso trabalho aqui dentro da Embrapa", declarou a pesquisadora.

Nos dias 15 e 17 acontecem as oficinas e as visitas técnicas, já o dia 16 é reservado apenas às palestras.

Texto: Gabriel de Bem.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!