Notícias

Colheita de 115,6 milhões toneladas deve fazer a safra de soja ser recorde

Data: sexta, 18 de maio de 2018 - Hora: 17:15

Clima e cenário internacional estão entre os fatores que propiciaram esta marca
O aumento de 883.748 hectares na área plantada e o clima favorável farão desta safra de soja a mais rentável. A expectativa é de que sejam colhidas 115,6 milhões de toneladas, aumento de 0,03% em relação ao ano passado. Os dados são do levantamento sistemático da produção agrícola, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, Rio de Janeiro/RJ).

A principal produtora foi a região centro-oeste com 14,5 milhões de toneladas. Somente em março, a expectativa de produção desta região teve um crescimento de 1%. A área é responsável por 45,7% da safra nacional.

"Houve uma estimativa de aumento no bioma cerrado onde a quantidade de chuva foi muito boa. É lá onde está concentrada a maior parte da produção, como no Mato Grosso do Sul e em Goiás. As maiores reduções foram na região Sul (Paraná e Rio Grande do Sul), que passou por uma seca", explica o gerente da Pesquisa, Carlos Barradas.

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, Piracicaba/SP), a saca de soja estava cotada em R$ 79,60 em abril, 8,1% mais cara do que estava em março. "É uma safra recorde, e está pegando um preço muito bom por conta da quebra da safra da Argentina e do contexto internacional", conclui Barradas.

Fonte: feed&food.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!