Histórias de Vida

Um pioneiro...

Data: sábado, 11 de agosto de 2018 - Hora: 10:43

Guillermo Pérez de Arce Letelier

Uma personagem da história do rodeo, seu pai destacado homem político e empresarial na sua época, foi integrante da fundação da Federação do Rodeo e criador.

Sua mãe irmã do famosísimo Gil Letelier, por tanto, primo irmão de Ricardo Ibáñez Letelier "Don Rica", de Ricardo Letelier Pardo "Don Lete", por se fosse pouco, parentes por seus filhos com José Manuel "Coteco" Aguirre e casado com uma filha de Alberto Araya Gómez, por tanto, familiar com Samuel Parot Gómez, pelo qual falar de cavalos, história da criação, do rodeo com ele é uma verdadeira lenda.

Tenho entrevistado ele na sua casa em Rancagua e claro onde me encontro com ele lhe "busco conversa" de cavalos, o que aceita sem problemas e recorremos 100 anos de rodeos e criação em umas horas, o entrevistarei em vídeo novamente para que todos disfrutem de sua linda vida corralera e suas anedotas que não são poucas.

Acompanhou a seu sogro Alberto Araya Gómez até Argentina muitas vezes e numa ocasião muito especial quando se vendeu o famoso "Chefe de Raza" La Invernada Aniversario, que o presentou na pista de Palermo e ademais o moveu na rienda, sem saber seu sogro, que o veio a descobrir quando ginete e potro já estavam na cancha.

Guillermo esteve presente quando os criadores gaúchos Bastos Tellechea, se maravilharam do Aniversario, o montaram um momento e compraram antes do remate em Palermo, o que causou una série de magoas porque o queria adquirir Emilio Solanet para a cabanha El Cardal, feito que teria trocado a história.

Foi durante 14 anos capataz do Campeonato Nacional de Rodeo.
É proprietário do criatório Sendero onde nasceram innumeráveis campeões de exposições e rodeo, e se convertiram em afamados reprodutores em Brasil e Argentina.

Esteve presente com toda sua familia no rodeo de Pai e Filho na Semana da Chilenidad no parque Padre Hurtado.

Uma linda história de tradição huasa, criadora e corralera.

Texto: Arturo Montory Gajardo



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!