Histórias de Vida

Cavalo inesquecivel!...

Em uma oportunidade em Esteio, ano 2001, junto com Oswaldo Pons vi um Cavalo picaço fazendo uma prova juvenil. Cavalo de pouquissima morfologia, porem nos encantou seus movimentos e maquinudo. Indagando soubemos que se tratava de HILARIO DO PURUNĀ. A amizade com Edmundo Lemansky nos proporcionou um emprestimo com a condiçāo de devolver preparado para o,remate da Sāo Rafael. Sempre gostamos e acreditamos na intuiçāo, a qual hoje apelidamos de Alquimia. Como usar um cavalo, que posteriormente ja na Parada Pons em oportunidades em que visitantes o conheceram e apelidaram de Tobogan, tres em um. Com a nossa alquimia fizemos uma manada para ele, onde haviam éguas importantes para nós. Entre elas Capanegra Ana Terra.

Nasceu um potrilho normal, mais para o time de castrar. Aos dois anos, de campo, o Ze Francisco me comentou sobre a possibilidade de dar uma condiçāo de cabanha. Concordei meio que achando perda de tempo. Era um animal franzino em comparaçāo aos demais existentes na Cabanha.
Foi se criando, engordou e já olhavam para ele com outros olhos.
Roberto Carlos iniciou a doma e logo nos primeiros galopes, mostrou para que vinha. Era um show!

Nasceu em01/09/02. Aos tres anos e meio, treinado para competiçao cometi a imprudencia de leva-lo na credenciadora da Sāo Rafael. Com nota de morfologia bastante escassa, venceu a prova. Tornou-se um cavalo bem falado e com chances de vencer o Bocal de Ouro 2007. Infelizmente, numa retomada da paleteada, se planchou, terminando em quinto lugar.
Depois disso sofreu as consequencias de precipitar sua campanha, tendo juntado lesoes de toda sorte.

Na reproduçāo, por incrivel que pareça, produziu animais mais bonitos que ele proprio, exemplo Festejo Maufer, entre 267 Animais registrados ate agora.
Como sempre digo, na vida só produzimos um grande pai. Jacarta foi o meu, e morreu muito cedo.

Texto: Fernando Pons
fdpons@gmail.com



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!