criadores

Cabanha El Chiripá

Data: domingo, 29 de outubro de 2017 - Hora: 11:59

A estancia do avô que se transformou no berço dos campeões.

A Cabanha El Chiripá, da família Montans Ferrando, está localizada na localidade de Caraguatá no pais vizinho Uruguai. Cabanha que ano que vem comemora seus trinta anos de criação.

Mas para chegar a quase trinta anos de criação, muita seleção foi precisa, muito aprendizado, e claro, bons cavalos.
Para conhecer um pouco mais desta história, fomos falar com Juan Montans, proprietário da mesma, quem nos abriu as portas e nos contou detalhe por detalhe desta emocionante história de amor pelo cavalo crioulo.

"Princesa" ...assim se chamava a primeira égua da cabanha, comprada pelo casal (na época noivos), para andar e aproveitar os finais de semana, égua que acharam “linda” e por isso compraram. Mas como todos sabemos, o amor pelo cavalo, seja ele qual for, é contagiante, é uma luz que se ascende, muito difícil de apagar. E este caso não é a exceção...
Uma égua não era suficiente. Eles além de andar, ensilhar, e aproveitar... queriam criar.

Criar... a aventura mais grande da vida deles, uma viagem que tem rumo e que sempre se conhecem coisas novas.
Tudo começou com três éguas "de manada", compradas em uma fera que se realizava em "Melilla" logo após terminadas as exposições de outono ou primavera no prado. No caso, os sangues eram provenientes de Ponce de León, criador famoso da região.

Na época, era tudo muito novo, tudo muito pelo azar, ainda sem muito conhecimento. Porém, entre tantas coisas que a raça proporciona, ela proporciona amizades, amizades das verdadeiras, daquelas que aconselham o melhor caminho.
E foi na FICCC de Palermo do ano 89, que compraram seu primeiro garanhão com indicação de grandes criadores, o qual prometia fazer um grande aporte a cabanha, usaram três anos, e começou junto as três éguas que tinham comprado, a produção da "Cabanha El Chiripá", produção que segue até o dia de hoje, enchendo de satisfação e orgulho.

E falando em satisfação e orgulho, nós fomos perguntar para o Juan "Qual foi a primeira satisfação?" para nossa surpresa, a resposta foi:
"Criar... criar é a primeira satisfação, decisão que surgiu a partir de uma simples égua". Ele nos comenta que é uma atividade que involucra a família toda, uma atividade que gera um sentimento realmente único.
Mas essa satisfação, logo se materializou em resultados, em grandes campeonatos. Como foi a vez de Camelia Caraguatá, o primeiro produto da criação em chegar a grande pista do Prado no ano 1999 e conquistar o campeonato de fêmeas, logo foi fazer parte da manada, dando filha e neta grandes campeãs.
Tudo isso só foi possível graças ao continuo estudo da raça, de sempre querer saber e estar por dentro de tudo o que acontecia nela. Esteio começou a ser uma cita infatível todos os anos, entre outras atividades, sempre em busca de mais conhecimento, claro.

Pronto chegou a hora de usar sangues brasileiras e argentinas, daquelas que eles olhavam nas grandes pistas de Esteio e Palermo; mas para isso acontecer Juan nos conta que tiveram que ter uma base de mães sólida, para ter a certeza de que esse passo que estavam dando, ia dar certo. Assim usaram BT Rubí, um filho de BT Lucero, Amigazo Tabaco Rubio, entre outras. Sempre na busca de acasalamentos certos, sempre na busca de materializar a satisfação de criar com resultados nas pistas.

E assim foram passando os anos, muitas éguas passaram, muitos garanhões marcaram a diferença, muitos momentos e lágrimas de alegria vão ficando na memória de Juan, Cecília e seus filhos. Hoje já são dez campeonatos do Prado ganhos, com a certeza que não estão longe do caminho certo, aconselhando sempre a quem começa a criar que aproveite dessa escolha, que crie o que goste, a raça permite que todos façam isso. Permitiu eles a muitos anos atrás fazer isso, hoje só aproveitam com muita responsabilidade do grande trabalho que fazem, imaginando 30, 40, 50 anos para frente, imaginando novas gerações, imaginando novos sonhos, imaginando novos resultados...

Texto:Maria Eduarda Sanes
Fotos: Cabanha El Chiripa



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!