Notícias

Curso em Bagé aborda verminose em ruminantes e resistência aos antiparasitários

Data: segunda, 6 de novembro de 2017 - Hora: 08:50

A Embrapa Pecuária Sul realiza, de 06 a 10 de novembro, em sua sede, em Bagé, o Curso "Atualização em Técnicas para Detecção da Resistência Parasitária em Nematodas de Ruminantes". A capacitação vai abordar o problema mundial da resistência dos parasitos aos produtos antiparasitários disponíveis no mercado, tendo como foco o controle da verminose em ruminantes.

Conforme o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Alessandro Minho, a verminose é subestimada por diversos produtores, pois os parasitos internos (nematódeos) não são visualizados, como ocorre com os carrapatos. "Por isso o criador de bovinos tende a não dar muita importância para eles. Isso não ocorre com os criadores de ovinos, pois a verminose é a principal doença do rebanho que causa morte de cordeiros e perda de desempenho zootécnico dos animais. Além disso, o problema da resistência ainda é mais grave nos rebanhos ovinos", destacou Minho.

De acordo com o pesquisador, o curso irá descrever técnicas de laboratório simples, como o teste de redução de OPG (ovos por grama de fezes) para detecção de resistência anti-helmíntica na propriedade (ainda pouco utilizado pelos produtores) e métodos mais avançados, como os testes in vitro e os moleculares que avaliam o DNA dos parasitos. "Também abordaremos raças resistentes aos parasitos e práticas de manejo relacionadas à mitigação da resistência na propriedade", completou Minho.

O curso tem como público-alvo médicos veterinários, técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e estudantes de graduação ou pós-graduação. As inscrições têm valor de R$ 100,00 e podem ser realizadas no Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Pecuária Sul. O interessado deve enviar e-mail para pecuaria-sul.eventos@embrapa.br solicitando a ficha de inscrição. As orientações para pagamento serão dadas logo depois do envio da ficha preenchida.

Serviço
O que: Curso "Atualização em Técnicas para Detecção da Resistência Parasitária em Nematodas de Ruminantes";
Onde: na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (BR 153 – km 632,9);
Quando: 06 a 10 de novembro;
Número de Vagas: 20 a 25;
Valor: R$ 100,00;
Inscrições: enviar e-mail para o endereço pecuaria-sul.eventos@embrapa.br e solicitar a ficha de inscrição.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!