11111111111111Potros da Raa Chilena

colunas

Potros da Raça Chilena
por Arturo Montory Gajardo

Data: sábado, 6 de outubro de 2018 - Hora: 11:25

ALICANTO:

Nasceu em 1906, potro de pelo alazán, de lindo tipo chileno, que pertenceu ao criatório "Aculeo" e depois ao "El Durazno". Era filho de Angamos.
Como cavalo de rodeio excepcional, o melhor de Aculeo de aquela época, mais algo nervoso, o que reproduziu em seus filhos.
Foi pouco reproduzido em "Aculeo", pero Francisco Antonio Encina teve grandes conquistas na cria com ele.
Umm filho seu Clarín foi reprodutor exitoso em "Casas de Renaico" y "Negrete".

CORZO:

Nasceu em 1908, no criatório "Aculeo", era filho de Angamos e pertenceu a Alberto Moller do criatório "Casas de Renaico".
Foi um potro baio, extremadamente adornado, de lindo tipo chileno, muito bom de obra e de rodeio.
Um grande reprodutor, seu sangue continua a través de Chacarero, antepasado do Rotoso, e de Mirquén, do qual vem por líneas maternas dos atuais Opio, criado em "La Capilla" e Meli, recente selo de raça nacional, título que acaba de ganhar em Rancagua. Nestes potros continua o pelo baio peseteado e os lindos adornos de seu antepasado.

ALFIL II:

Nasceu em 1908, filho Angamos, foi um lindo potro baio, muito do tipo da raça, adornado, redondo, de grande centro e de grandes condições de obra.
Pertenceu ao criatório "Aculeo", onde foi muito reproduzido e com sucesso.
Filho seu é Azahar, que serviu de modelo para a estátua do antigo standard da raça.
De sua linhagem deriva o Arrebol e seu filho Hornero, chefe da raça em Brasil, com uma boa influência no crioulo, onde seus filos tem ganhado muitos prêmios em Exposições e Freio de Ouro em Brasil e Uruguay. Um orgulho para a cria chilena.

Fotos
1 - Alicanto
2 - Corzo
3 - Alfil II



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.