Histórias de Vida

Basca Esmeralda II

Data: segunda, 3 de dezembro de 2018 - Hora: 11:40

Campeã Tempranito 2018

Existem algumas coisas interessantes compondo o pedigree desta maravilhosa potranca que devem ser analisadas com atenção, a maioria delas passa batido em muitas oportunidades.

Pois bem:
O Pai, As Malke Tormento-TE descende de linhas maternas comprovadíssimas, da craque Aroeira 8, esta égua ja produziu entre outros, BT Decisão II, BT Basteira, BT Querência entre outros campeões.
Além da consistência da linha materna da sua mãe, Tormento também tem a seu favor as linhas maternas da BT Fuzarca através da BT Campesina, e da craque Maria Pinto Guinda que foi chefe de raça no Chile e no Brasil, produzindo uma dezena de animais campeões ou chefes de raça.

Sua mãe, Basca Antônia, carrega em sua linha materna nada menos que ONZA 120, produtora entre outros de Aqui Estoy de Santa Juvita e BT Inteiro do Junco.
Ainda se somam ao seu pedigree as linhas maternas de Basco Onassis (Anahi Onza) que produziu alem do indiscutível Onassis, Basca Rancágua, Basca Patagonia, Nevasca da Boa Vista, Xeque Mate da Boa Vista, todos animais com resultados na final da morfologia da Expointer ou Domingueiro do Freio de Ouro.

Através do BT Jade na linha materna somado ao BT Hospedeiro na linha paterna acontece o Fator de Rasmussem que foi abordado ontem, vejam bem que a Esmeralda II traz um imbreeding em linha na 5ª geração com a BT CAMPESINA, uma fêmea conhecidamente superior, imbridada em linha na quinta geração por dois transmissores diferentes. (FATOR DE RASMUSSEN). Com este imbreeding da Campesina acaba tendo um imbreeding na 6ª G da BT Pampeana e na 7ª da BT Fuzarca, todos em linha. Estas por sua vez são das mais produtoras linhas maternas da raça.

A beleza de um animal produtor nem sempre vem do seu físico, a maioria das vezes ela vem da sua força genética, quase sempre desprezada pela analise unica e exclusivamente do pai e avo materno. Um pedigree nos traz muito mais informação que isso, e ela está aí, basta a gente querer estudar.

Fonte: ProGene Crioulo



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!