11111111111111Um exemplar completo.

colunas

Um exemplar completo.
por Arturo Montory Gajardo

Data: sábado, 8 de dezembro de 2018 - Hora: 11:50

Año Nuevo de Santa Elba, um exemplar completo.

Año Nuevo N° 182463, nascido em janeiro de 2005, criado em Santa Elba.

Baio, filho de Escorpión (Estribillo-Estribo-Guaraní-Quebrado e Lista) em Buscada por Bellaco (Taco-Rigor-Comunista-Quebrado) e Ficha por Ñipan (Comunista y Rigurosa-Quebrado).

Incorpora pela Lista e Rigurosa mãe de Rigor e Ñipan ao chefe de Raça Alcatraz.

Por Bellaco inclui a sangue da sua mãe a excepcional Percala por Coirón 3 e Sanción por Madrigal.

Escorpión foi campeão de Chile e de extensa e grande campanha, e Buscada uma das melhoras éguas da cria Santa Elba, bueníssima de vacas, liviana de físico o que herdou seu filho.

Tem 21 crías inscritas até a data.

Este potro de linda estampa, de cabeça muito acarnerada que denota sua excepcional estirpe chilena, é um cavalo liviano, de pouco peso, mas de rica musculatura e de grandes condições funcionais, ademais bonito, bom de rienda e rodeio.

Ágil, rapadísimo, equilibrado e de boa boca, deve ser um dos exemplares mais destacados do país neste momento, sem dúvida.

Desde que o conheci em uma exposição de Curicó, o cavalo me encantou, liviano a simples vista, agradável de estampa, "entra pelo olhar"

Consulte a Alberto se Don Ramón o tinha conhecido bem e que esperava deste potro.

Comentario de Alberto Cardemil H.:

"Don Ramón não somente o conheceu, de não que esteve pessoalmente preocupado da sua cria, dado que a égua ficou doente ao final da prenhez -de fato, morreu quando estava por parir do Escorpión- e se negou a aceitar uma oferta exorbitante no remate liquidação de Santa Elba de ano.

Não alcançou a vê-lo como Campeão da Raça na Exposição de Curicó aos tres anos, nessa ocasião o jurado Hernán Cruz C. se apaixonou do potrilho e lhe deu todos os prêmios.

Foi amansado e arreglado por Ramón Salazar e com Alfonso "Chiqui" Navarro se tornam Vice-Campeões de Chile de Movimiento a la Rienda aos cuatro años e depois Luis Hernán López completa classificando em dois ou três rodeios aos cinco anos.

Tenho deixado para depois minha montura pessoal, tem uma boca e disposição de ouro e tem se dedicado às éguas.

Este ano retomou o trabalho muito bem Ramón Pizarro, discípulo de René Mosqueira e vou fazer que saia a correr com um potro novo.

Seu filho Terremoto, tem sido dias vezes Campeão da Raça en Curicó e já tem ganhado varios rodeios.

Marca suas qualidades, boca, lomo, disposição de postura, pureza de selo e evita seus defeitos, pouco osso e pouca envergadura física.

Tenho uma égua de pura classe, do potro na Primorosa.

Mide exatamente 1,38 mt. de alçada”.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.