Notícias

Encontro retoma "Praça do Boi" e fomenta negócios

Data: sexta, 15 de março de 2019 - Hora: 10:56

Nos primórdios da pecuária brasileira, era comum que negócios envolvendo bovinos fossem realizados em praças no centro das cidades - chamadas de "Praça do Boi". Um exemplo é a cidade de Araçatuba, já conhecida como a Capital do Boi Gordo. De lá para cá, é possível ressaltar o quanto a atividade evoluiu, mudou e lucrou em todo o País. Pegando carona nesse combustível que fez o Brasil crescer, o 14º Encontro de Confinamento, Gestão Estratégica e Econômica trouxe uma Praça do Boi para ajudar a fomentar as conversas nos intervalos entre as palestras.

"Conversando com as empresas que participaram [você confere mais detalhes sobre a presença delas na próxima edição da Revista feed&food], soubemos que este foi o melhor evento em termos de negócio. Isso prova a nossa missão cumprida, com a união da informação e dos bons negócios. É uma forma de devolver o investimento que as companhias fizeram neste encontro", pontua o organizador do evento e o diretor Técnico da Coan Consultoria, Rogério Marchiori Coan.

Realizado mais uma vez na cidade de Ribeirão Preto (SP), de 12 a 14 de março, o evento de realização da Coan Consultoria em parceria com a SBA explorou temas desde economia e mercado, passando por gestão e manejo, inovações tecnológicas, até a engorda.

"Nos próximos quatro anos, se colocar em prática o que aprendeu aqui, o pecuarista com certeza terá benefícios no processo produtivo"

No primeiro dia, dedicado às discussões de economia e mercado, participaram da programação Adolfo Fontes, do Rabobank; Maurício Palma Nogueira, sócio e diretor da Attenagro; Michel Tortelli, sócio fundador da Finpec Agronegócios e Neto Sartor, diretor do Confinamento Santa Adélia e da Brasil Beef Consultoria.

O segundo dia de evento foi dividido entre dois painéis. Em “Gestão e Manejo” participam Thiago Fernandes Bernardes, da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Danilo Millen, professor do Departamento de Zootecnia da Unesp (Dracena/SP); Roberto Barcellos, diretor da Beef&Veal Consultoria; e André melo, gestor do Mercado do Agronegócio.

A tarde do dia 13 foi destinada aos debates do painel “Inovações Tecnológicas”, com Ricardo Andrade Reis, professor titular do Departamento de Zootecnia da Unesp (Jaboticabal/SP); Rogério Marchiori Coan, diretor Técnico da Coan Consultoria; Helio Amaral Júnior, engenheiro agrônomo da Advanta Seeds Brasil; e Mateus J. R. Paranhos da Costa, do Grupo ETCO/Unesp (Jaboticabal/SP).

No último dia, o painel “Engorda” trouxe Rodrigo Patussi Nascimento, consultor Senior da Terra Desenvolvimento Agropecuário; Washington Mesquita, diretor Técnico da Intensiva Consultoria; Flávio Dutra de Resende, diretor da APTA (Colina/SP); e Roselene Nunes da Silveira Chabariberi, médica-veterinária e doutora em produção animal.

Apesar de ser um público mais baixo em comparação ao ano passado (a organização justifica pelo conflito de agenda com outros eventos), as mais de 460 pessoas que participaram desta edição formaram um público de qualidade inenarrável: "Ficamos contentes porque houveram discussões e trocas de informações de altíssimo nível, as pessoas eram muito focadas e foi grandioso", conta o organizador Rogério Coan.

O mecanismo da pecuária de precisão - Episódio 2019: a pecuária em um novo Brasil. Sob este mote, a 14ª edição do tradicional encontro buscou se inspirar no processo industrial, com o uso de equipamentos de alta tecnologia e de controles para buscar a eficiência em cada etapa da produção. "A gente acredita que a pecuária lucrativa e rentável não é diferente. Você tem uma série de etapas, de mecanismos, de processos que precisam ser auditados ou melhorados para se obter a excelência na produção", acrescenta Coan.

Para ele, somente com uma visão empresarial e preciosismo é possível "virar a chave" do passado, substituindo a antiga pecuária extrativista e de baixa lucratividade or uma nova atividade. Tudo isso pode ser realizado com a oportunidade de um novo Brasil, agora com sua gestão renovada: "Uma vez que temos um momento econômico favorável, as ferramentas do mecanismo da pecuária de precisão, enfim, tudo o que é preciso para construir uma pecuária diferente a partir de agora, nos próximos quatro anos, se colocar em prática o que aprendeu aqui, o pecuarista com certeza terá benefícios no processo produtivo".

Representando a Paraíso Nutrição Animal, empresa especializada na produção e comercialização de produtos para suprir as necessidades nutricionais de bovinos e equinos, com sede em Jataí (GO), Rafael Carvalho Oliveira Martins ressalta a importância de participar deste evento: "É imperdível, não tem como ficar de fora".

Ele explica: "Rogério vem fazendo este evento com muita competência nestes 14 anos, sempre trazendo temas de relevância sobre inovações para o setor pecuário. A cada ano que a gente vem aqui saímos com um monte de possibilidades para poder levar ao nosso cliente final, e a gente sabe que hoje os ganhos da pecuária hoje estão em cima de detalhes, das tomadas de decisões, que fazem a diferença de estratégia".



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!