11111111111111Festa do Cavalo de Raa Chilena em Peuelas-Coquimbo.

colunas

Festa do Cavalo de Raça Chilena em Peñuelas-Coquimbo.
por Arturo Montory Gajardo

Data: sexta, 28 de fevereiro de 2020 - Hora: 10:15

Lindo evento de cavalos e agrícola representativo da região de La Serena, Choapa e Ovalle, do rio Limarí, e recordemos que no puerto de Coquimbo foi o primeiro lugar de Chile onde chegou a terra o gobernador García Hurtado de Mendoza, no ano 1545, onde os exemplares selecionados foram a base de nossa cria e futura cultura equestre Huasa.
Fomos convidados com minha esposa pelo presidente da Associação de Criadoras de Coquimbo, o criador Gonzalo Araneda Maillet, a ser parte uma vez mais dessa lindíssima festa agrícola, que se desenvolve no recinto da Sociedade Agrícola del Norte ubicado em Peñuelas, a passos do elegante Casino Enjoy e no mesmo lugar onde à décadas estava a antiga meia lua e perto ao legendário Hipódromo de Peñuelas, lugar esportivo de grandes tardes hípicas, a este rodeio assistiam collares do norte e centro de Chile.

Antigamente pelos anos 1940 a 1970, a Exposição Agrícola era uma das mais grandes e representativas a nível nacional. Gonzalo Araneda M. é um jovem dirigente e destacado criador nortenho de grande projeto nacional, dotado dessa virtude de juntar pessoas e obter um grande rendimento de gerenciar e com responsabilidade, porque lograram uns poucos uma extraordinária performance em momentos tão difíceis do país e o sucesso foi muito grande.

La Serena região de lindas praias, nessa época tem uma grande influencia de turistas nacionais e extrangeiros pelo qual o aporte desse evento é muito valioso, ao mostrar e transmitir as tradições huasas para pessoas que seguramente nunca as tinham visto e não sabiam delas, acho que é um lugar maravilhoso para mostrar e dar a conhecer o cavalo de raça chilena. Teve um grande público os três días, que aproveitou as Escolas Equestres, exibição de cachorros ovelheiros, exposição de cavalos, passeios de crianças a cavalo, e diversas manifestações dos costumes da região, stand onde se degustavam deliciosos Ostiones, queijo de cabra e o reconhecido mundialmente Pisco. Um lugar para aproveitar das finas atenções e de maravilhosas paisagens e praias La Serena e Coquimbo nessa época do ano.

O puerto de Coquimbo outra grande atração turística, digna de conhecê-la. Nessa Exposição participam associações de Coquimbo, Limarí e Choapa.
Expo Região de Coquimbo

Grandes Premios:

Grande Campeão Macho: La Araucanía Guenechen. N° de Inscrição: 250885. Data de nascimento: 28-10-2014. Pai: Rucalhue Gotiado. Mãe: La Araucanía Maiwe. Criador: Olivier Albers. Expositor: Gonzalo Araneda Maillet. Alçada: 1,40 metros. Cincha: 1,83 metros. Canha: 20 centímetros.

Grande Campeã Fêmea: Quebrada de Angostura Tacaña en Domingo. N° de Inscrição: 246208. Data de nascimento: 23-02-2014. Pai: Danesa Manantial. Mãe: Quebrada de Angostura Querendona. Criador e Expositor: Gilberto Carmona Bugueño. Alçada: 1,40 metros. Cincha: 1,75 centímetros. Canha: 19 centímetros



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.