11111111111111O olhar no Cavalo Crioulo atravs das lentes!

Notícias

O olhar no Cavalo Crioulo através das lentes!

Data: sexta, 26 de junho de 2020 - Hora: 15:00




O Bocal de Ouro é uma das provas funcionais mais importantes da raça crioula, credencia animais ao freio de ouro e traz a oportunidade aos criadores de apresentarem animais que não haviam corrido o ciclo profissional em outros anos. Ele traz um pouco do gostinho especial da prova máxima da raça crioula, onde conhecemos o melhor exemplar naquele momento entre os animais inéditos.


Para nós, fotógrafos do cavalo crioulo, ter a oportunidade de estar no palco maior da raça, registrando momentos destas provas, é muito gratificante. Este é um momento crítico para todos neste mundo em que vivemos, mas graças ao trabalho da ABCCC e de seus parceiros como o Dr Tita Kroeff, foi possível realizar mais essa etapa de provas funcionais. Claro, com todos os cuidados, usando máscara, álcool gel e mantendo o distanciamento. Estive lá no parque Assis Brasil em Esteio, através da parceria que tenho com o amigo Leôncio Severo da RádioSul.Net, para trazer em imagens aos amantes do cavalo crioulo, momentos dessa prova.

É estranho chegar em um Bocal de Ouro e ver as ruas e as arquibancadas tão vazias. Foi um cenário atípico, encontrei amigos, clientes e parceiros, com certo embaraço, por não saber direito ainda como lidar com os cumprimentos e conversas. O típico constrangimento de não compartilhar o tradicional chimarrão, mas entendemos o momento vivido, é para segurança de todos nós e também pelo sucesso das provas da raça crioula.

No fundo da pista, a casamata dos fotógrafos, mantínhamos um certo distanciamento, já não trocávamos tantas conversas, como em outras oportunidades, até mesmo pela dificuldade de ter que falar mais alto que o normal todo o instante, devido a distância e as máscaras. Mas o mais importante ali naquele momento era concentrar o olhar na pista, onde o show acontecia em todos os momentos.


A cada prova diferente, víamos excelentes cavalos e grandes ginetes disputando em pista, mudava o dia e o nível continuava excelente! Posso dizer que foi lindo de ver e reafirmar a expectativa de a cada nova geração, vermos cavalos inéditos renovando o potencial funcional da raça comprovada na pista de Esteio.

Na sexta-feira, onde vimos andaduras, voltas sobre patas, figura e esbarradas, é o momento que temos para fazer as principais imagens dos boxes. Nós, fotógrafos, podemos explorar os movimentos de cada animal que está disputando a prova individualmente em pista.

Nos machos, vimos se destacar o cavalo Santa Alice Postero, irmão materno do freio de ouro 2020, que largou em terceiro com mais de 8 de morfologia, mas nas primeiras etapas funcionais já tomou a frente e não largou mais até o final. Foi um cavalo fácil de fotografar, pois em todos os momentos trazia movimentos suaves e muito bem conduzido pelo ginete Fernando Andrighetti.

Sempre que eu podia parar, eu já preparava as fotos para enviar para a RádioSul.Net poder divulgar aos seus seguidores e ouvintes informações sobre o Bocal de Ouro 2020. Quando parei para preparar as fotos das fêmeas do primeiro dia funcional, olhei na classificação e me chamou a atenção a Jaguel Nueve Lunas, uma égua uruguaia que puxou a ponta das fêmeas até a mangueira do domingo. Foi uma belíssima experiência, pois tive inclusive fotos minhas publicadas na Associação de Cavalos Crioulos do Uruguai.

Durante as provas, recebi também o contato do colega Gabriel Sanes do portal Cosas del Campo para divulgar minhas fotos em suas redes sociais, foi muito interessante ter minhas imagens veiculando por vários canais de comunicação na internet. Inclusive com publicação no site da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), pois o gado que estava sendo utilizado nas provas era hereford da Estância Tamanca de Santa Vitória do Palmar/RS.

Um cuidado muito importante que temos durante o nosso trabalho fotográfico é cuidar a posição solar, para nos posicionarmos de costas para o sol, assim sempre temos a melhor luz. Por este motivo que você encontra imagens de ângulos diferentes, somos nós buscando sempre a melhor iluminação para a imagem.

Meu escritório era o fundo da pista, lá montei o meu notebook, meu celular, meu chimarrão e minhas anotações, mas sempre que eu precisei, também pude usar o espaço da ABCCC dedicado a imprensa, foram muito solícitos no apoio. Registrei tudo que foi possível e fiz os envios para os canais de comunicação e as redes sociais. No meu instagram, as pessoas puderam acompanhar cada detalhe do trabalho.

Eu gosto de trabalhar com velocidades do obturador muito altas, assim possibilita a captura do instante congelado, inclusive o grão da areia parado no ar. Graças aos bonitos dias, foi possível fazer esse trabalho com uma boa luz.
Foram três dias intensos e muito agradáveis ao lado de grandes profissionais e criadores da raça crioula. Ter a oportunidade de fotografar eventos de destacada importância, novamente ao lado de grandes fotógrafos, como Fagner Almeida e Felipe Ulbrich é especial e de importante troca de experiências.

A repercussão do trabalho feito no Bocal de Ouro 2020 está sendo muito importante para mim. Recebi feedbacks muito positivos e mais gente que ainda não conhecia meu trabalho, passou a conhecer e seguir no instagram minhas fotos.
Estar em uma busca constante em evoluir o meu trabalho, tem me movido todos os dias. Encontrar formas diferentes de expor a imagem do cavalo crioulo, é um desafio diário e constante.
Agradeço novamente a RádioSul.Net, pela oportunidade de estar lá dentro de Esteio nas provas do Bocal de Ouro 2020, e ao Cosas del Campo pelo espaço disponibilizado para expor um pouco da experiência por trás das lentes.
Espero que logo tudo isso que estamos vivendo neste momento de pandemia possa passar, e possamos estar desfrutando de mais público nas provas para engrandecer os belos eventos da raça crioula.

Encontro vocês no meu instagram (@grafaels85) e quem sabe futuramente em outras oportunidades por aqui no portal Cosas del Campo.


Por Gustavo Rafael (fotógrafo do campo)
Fotografias: Gustavo Rafael (@grafaels85)



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.