11111111111111Arreglador y jinete huaso, Ruperto Valderrama Miranda

colunas

Arreglador y jinete huaso, Ruperto Valderrama Miranda
por Arturo Montory Gajardo

Data: segunda, 7 de junho de 2021 - Hora: 08:59

O grande Ruperto Valderrama M., vencedor de cinco Campeonatos Nacionais de Rodeio e “arreganador” (treinador) de oito cavalos campeões chilenos, faleceu aos 91 anos.



Eles foram:



- Os cavalos "Manicero e Matucho", o primeiro tricampeão do Chile e várias vezes primeiro no Ranking de Cavalos, filho da égua Palmira Piedraita, que posteriormente comprou Dom Ramón Cardemil para sua criação Santa Elba; o Aculeo Matucho foi bicampeão chileno e irmão do Aculeo Percala e do Aculeo Nutria 2.



- As éguas campeãs "Envidia y Venganza" do Chile na nacional de: Linares; Santa Elsa Envies filha de Huinca para Tapaboca; La Ventana Venganza filha de Mirador por Volador II, e reproduzida em Santa Elba.



- As éguas "Percala y Pelotera", campeãs chilenas em Rancagua nacional; Aculeo Percala ficou em primeiro lugar no ranking de éguas e excepcional coudelaria de Santa Elba; Las Hortensias Pelotera, a primeira égua a obter o prêmio Selo da Raça, filha de Las Camelias Reforçada por Quebrado.



- Os cavalos "Manicero e Trampero", campeões do Chile em Rancagua em 1968; Las Mercedes Trampero era filho de Curiche Salteador em Tarambana com Rascucho-Batro. Ambos na classificação de cavalos da época.



- Os cavalos Tabacón e Trampero, campeões em Rancagua em 1973; Las Mercedes Tabacón (mais tarde foi castrado) deixou Santa Elba Secarrona, grande mãe. Tabacón foi várias vezes o primeiro do ranking de cavalos.





Além disso, participou do treinamento da égua Negrete Carretera, campeã do Chile em 1974, e do arranjo da bicampeã chilena Santa Teresa Papayero e também cavalgou novamente a grande Las Vizcachas Reservado, várias vezes campeã do Chile.



Ruperto também trabalhou e competiu com o renomado potro Lolcura Rotoso.



O pai de Ruperto, don Jovino Valderrama, foi um conhecido e eficiente ginete da zona de Guacargue, na província de O'Higgins, que ensinou o caminho e o gosto pelo cavalo chileno e seu treino ao menino Ruperto, do qual, já 8 anos participou. rodeios na área.



Aos 17 anos chegou à Fazenda Las Hortensias e criador de Guillermo Cardemil Moraga, da qual seu irmão Ramón também era sócio. Compraram o velho potro, Reforço Las Camelias, que Ruperto trabalhava e administrava, mas por causa da idade do cavalo eles deixaram em paz para reproduzí-lo onde foi um sucesso.



Eles também tiveram outro filho de Aculeo Quebrado na criação, o Colorado Las Camelias Estafador, pai da famosa égua Posturita, que foi a primeira a “treinar” Ruperto.



Em Santa Hortensia nasceu a égua Pelotera, que depois pertenceu apenas a Dom Ramón e Ruperto também passou a trabalhar exclusivamente no criador Santa Elba.





Ruperto foi o trinador e ginete que impôs a técnica no rodeio, isto foi “fazer os cavalos tropeçarem muito bem”, sem golpes ou esporas, ele apenas “parou” os bois com simplicidade impressionante, ele era o único com aquela técnica excepcional Além de ser um ginete muito “sentado”, elegante, com personalidade, impôs a sua presença na meia-lua e com Don Ramón Cardemil formaram uma das melhores coleiras da história.



Depois de se aposentar, o Santa Elba correu com muitos outros companheiros, todos de primeiro nível.



Além disso, ele foi um grande ginete do Movimento a la Rienda.





O Ruperto foi um atleta completo, sempre foi magro e muito ágil, desde muito jovem lutou boxe e jogou futebol até a idade avançada, e com mais de 85 anos ainda dava aulas de rodeio e manejo de cavalos, montado fazendo as provas de exibição, excepcionais pessoa, um homem talentoso com uma vida extremamente ordeira.



Sempre cheio de amigos e reconhecimentos, onde quer que fosse foi recebido com alegria, foi muito honrado na vida que sempre apreciou.



Tive a sorte de pertencer à Associação Curicó de Rodeio nas décadas de 1960 e 1970, razão pela qual pude apreciar de muito perto toda a campanha deste eterno colarinho formado por Ramón Cardemil M. e Ruperto Valderrama M., fundadores da sociedade. Chamada Curicana School.



Descanse em paz Ruperto “Don Rupa”.





Fotos: arquivo pessoal




Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.