11111111111111Neto organiza homenagem ao av, uma lenda do Freio de Ouro

Expointer 2020

Neto organiza homenagem ao avô, uma lenda do Freio de Ouro

Data: segunda, 28 de setembro de 2020 - Hora: 14:34

Ele é o Ginete do Século. Sua vida gira em torno do cavalo crioulo e a carreira se mescla com a história do Freio de Ouro, tendo vencido sua primeira competição em 1982. Até novembro, Vilson Souza receberá nova homenagem, com um livro que passa pelas mãos do jornalista Renato Dalto. 

Para Pablo Alves, o grande ginete é apenas seu avô.  Ele descreve Souza como um homem feliz, que construiu sua vida sempre junto ao cavalo como desde pequeno desejou, e através dele se fez como homem. Pablo relata que o avô foi um precursor naquela época, se consagrou como tal.  ”Queremos contar desde a infância dele, a evolução da prova, principais cavalos da raça até hoje”, conta o neto que destaca a presença de companheiros, ginetes antigos que começaram com Souza, na obra.

O Vilson Souza participou da criação da obra na qual será homenageado, prestou depoimentos e escolheu o que constaria no livro. “Fico muito feliz por ele estar participando, mesmo dom 86 anos e depois do AVC” conta Pablo. Souza sofreu um AVC em 2006 e, mesmo com dificuldade para montar, o neto conta que o avô ainda cavalga na estância da família.

Pablo lembra que Rentato Dalto foi quem o procurou para propor a construção da obra em homenagem ao avô. “Eu até resisti um pouco, no começo, pois a gente depende muito de recursos para tocar”, confessa. O rapaz destaca que a obra foi 100% custeada pela família crioulista.




“Está sendo realizada graças a tudo que meu avô construiu na vida, como amizades, reconhecimento, parceiras e honestidade”, afirma , destacando que não houve verba pública envolvida.




Quem circulou pela edição deste ano do Freio de Ouro, pode ver e registrar em foto, o painel que homenageia a lenda da competição homem que domava com amor, respeitando a personalidade do cavalo e que ajudou a aprimorar a raça, dando agilidade e leveza aos movimentos funcionais do cavalo. A imagem escolhida traz a história dos cinco Freios de Ouro, quatro de Prata e dois de Bronze, além de um ouro no Freio Internacional. A aposentadoria foi em 2001, aos 69 anos. 

Texto: Ieda Risco

Foto: Spolavori|Fotografias 

Apoio: Correaria Deponti, Cabanha Jobim, Terra de Cavalos, Spolavori Fotografias e Rádio Tertúlia




Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.