11111111111111Cavalos so encontrados em stio arqueolgico em Pompia, na Itlia

Notícias

Cavalos são encontrados em sítio arqueológico em Pompéia, na Itália

Data: quarta, 31 de março de 2021 - Hora: 10:40

A erupção do Monte Vesúvio, em 79 d.C., foi uma das mais conhecidas e catastróficas erupções vulcânicas de todos os tempos. Assim, desde 2013, arqueólogos trabalham no local. Entre as descobertas, três cavalos puro-sangue que tiveram seus corpos descobertos intactos quase dois mil anos depois. E ainda uma carruagem cerimonial puxada por cavalos e feita de bronze e estanho, quase totalmente intacta.

O que se sabe da história: as cercanias romanas de Pompeia, Herculano, Estábia e Oplontis foram afetadas, com Pompeia e Herculano completamente destruídas. O Vesúvio espalhou uma nuvem mortal de rochas, cinzas e fumaça a uma altura de mais de 30 km. Cuspiu lava e púmice (rocha vulcânica) a uma proporção de 1.5 milhão de ton/seg. Liberou, no total, uma energia térmica centenas de milhares de vezes maior do que a bomba de Hiroshima.

Realizaram no local inúmeras escavações. A primeira em 1860, por exemplo. Contudo, a mais recente delas, desde 2013, faz sucessivas descobertas importantes, resgatando história. De acordo com o portal G1, o investimento, que inclui restauração, é de mais de US$ 282 milhões. Antes de mais nada, considera-se esse sítio arqueológico de Pompeia patrimônio da humanidade pela Unesco.





Cavalos puro-sangue encontrados

Até o momento, as escavações chegaram a apenas dois terços da antiga cidade. Ou seja, o restante, cerca de 22 hectares, ainda encontra-se coberto pelos destroços. Os profissionais, entretanto, acreditam, pelas descobertas recentes, que essa parte mais profunda está melhor preservada.

Como quando alcançaram a região de um estábulo no Sul da Itália. Lá, encontraram três cavalos puro-sangue mortos na erupção. Em um deles ainda se vê freio e arreios, enquanto também identificaram o que se imagina ser uma sela.

Esse mesmo grupo de arqueólogos descobriu uma carruagem cerimonial da Roma Antiga durante escavações nessa vila nos arredores do Parque Arqueológico de Pompeia. Encontram a carruagem perto do estábulo em uma varanda, que provavelmente dava para um pátio.

A carruagem de quatro rodas puxada por cavalos estava ‘em excelente estado’. Conforme os relatos, manteve os elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, bem como restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas.  

Além dos cavalos puro-sangue, carruagem, ruínas da cidade emergem dos escombros por conta desse trabalho arqueológico. Como objetivo, revelar parte da história do mundo. Mas, acima de tudo, preservá-la.





Clique para ler a reportagem completa: CNN Brasil

Fonte: Revista Cavalus

Fotos: Pier Paolo Metelli/Parque Arqueológico 




Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.