11111111111111Percurso de Enduro em Dom Pedrito/RS retoma calendrio da modalidade

Notícias

Percurso de Enduro em Dom Pedrito/RS retoma calendário da modalidade

Data: quinta, 5 de agosto de 2021 - Hora: 11:27

Primeira prova a ser realizada no calendário de 2021 do Campeonato Nacional de Enduro da Raça Crioula, o percurso de Enduro de Dom Pedrito/RS ocorreu no último final de semana, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto. Para fomentar a modalidade, a Subcomissão de Enduro se reuniu em junho para acertar os detalhes das atividades que estão sendo realizadas neste semestre. 



Segundo a coordenadora da subcomissão da prova, Cristina Zambrano, o último final de semana foi o pontapé inicial do Campeonato do ciclo deste ano. Reunidos na sede do Sindicato Rural de Dom Pedrito, a etapa foi uma parceria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito, contando com um número expressivo de participantes. Ao todo foram 32 conjuntos, divididos nas seguintes categorias: de 80Km (nove conjuntos), 50km (11 conjuntos), 30km A - até 12 anos (3 conjuntos) e 30km B - acima dos 12 anos (nove conjuntos)*.

Para Rouget Gigena Wrege, supervisor técnico responsável pelo evento, "foi uma prova boa, de bom nível, bem organizada, com um clima agradável. A dinâmica foi interessante, sendo que mais de 60% dos animais concluíram a prova, mostrando que todos os animais acabaram a competição em boas condições". O supervisor destaca a organização do evento e a atuação da comissão veterinária, coordenada pelo médico veterinário Leandro Freitas. 

O Campeonato terá pelo menos mais duas etapas. A próxima ocorrerá em Cachoeira do Sul/RS e a última etapa em dezembro, na cidade de Pelotas/RS. O último evento, que contará com a presença da diretoria da ABCCC, premiará os vencedores nas categorias: Cabanha Endurista, Ginete de 80km, de 50km, Ginetes das categorias de 30km A e B. 

Entenda o que é o Enduro

O Enduro testa a resistência tanto do cavalo como do ginete. A disputa possui três categorias: Iniciante A e B (30km), Intermediária (50km) e Principal (80km). Enduro é uma prova que visa a observar o conjunto entre cavalo e cavaleiro, na qual ambos buscam superar seus limites no que diz respeito à resistência, velocidade e capacidade de recuperação frente a obstáculos naturais, terrenos e distâncias variadas. Como em outros esportes equestres, o Enduro procura preservar a integridade física do ginete e dispensa uma atenção muito especial à saúde, bem-estar e futuro atlético do equino, tornando, assim, um esporte em que as exigências físicas dos competidores cavalo/cavaleiro são elevadas ao extremo, mas com muita cautela e prudência por parte dos profissionais envolvidos neste tipo de competição.



Fonte: ABCCC - Foto: Lucas Vieira 



*os resultados serão atualizados na matéria assim que a súmula for recebida e homologada na ABCCC




Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.