Início do Stud Book da Raça Chilena.
Em novembro de 1889 surgiu a preocupação de abrir um cadastro especial para criadores de cavalos da “raça chilena” na Sociedade Nacional de Agricultura.
A diretoria discutiu longamente e o defensor mais entusiasta foi Dom Raimundo Valdés, que queria um registro para separar a raça da miscigenação.
Luva I - 1867
Segundo ele disse: “A raça oferece excelentes qualidades, adaptáveis ??a todos os usos, em condições que a tornam digna de recomendações especiais, aconselhou, lançar mão de todos os meios possíveis para manter a sua espécie e procurar o seu melhoramento”.
Em 22 de dezembro de 1890, em memorável sessão do SNA, foi aprovada "a proposta" de criação de um cartório, fato que se deve à tenacidade do senhor Raimundo Valdés Cuevas.
No início foi bastante difícil convencer alguns proprietários importantes da utilidade do cadastro, sendo necessário elaborar o regimento interno e a forma de funcionamento para a qual se solicitou a colaboração do Clube Hípico, instituição já com bastante experiência no o assunto de registros, o que proporcionou gostei de seus serviços em prol da raça chilena.
Mix-1894
Finalmente, em 20 de agosto de 1893, foi publicado no Diário Oficial do SNA o primeiro regulamento destinado a abrir registros genealógicos e, principalmente, a estabelecer a origem dos animais. No início, 15 potros e 300 éguas foram aprovados em exame oftalmológico realizado por uma comissão especial.
Para a ratificação, foram formadas duas comissões que percorreram todo o país revisando e aceitando produtos com nítido selo racial e com os documentos exigidos.
Essas comissões foram formadas por criadores e especialistas: Diego Vial Guzmán, Miguel Letelier Espínola, Alberto Correa Montt, Ramón Ibáñez, Liborio Larraín, Vicente Correa.
No início existia um cadastro denominado "reprodutores" e outro para "promoção da raça equina", mas em 1912 foi fundido e todos os animais do cadastro de promoção foram novamente revisados.
Até 1914 permaneceu aberto e nessa data foi acordado fechá-lo. Mas, na prática, após uma revisão, potros continuaram sendo admitidos até 1930 e éguas até 1934, quando foi definitivamente fechado.
Em 1930, com o falecimento de dois membros das comissões avaliadoras, foram substituídos por dois outros conceituados criadores e expertos Miguel Cuevas "don Tato" e Tobías Labbé. Para continuar avançando nos registros, foram designados inspetores para fiscalizar os incubatórios, sendo o primeiro Manuel Cerda em 1938.
Flor de laranjeira-1913
O protótipo ou estandarte da raça chilena e a confecção de uma estátua.
Diz Miguel Letelier Espínola. Proprietário do canil Aculeo a este respeito:
“O grande potrinho Alfil II gerou uma égua nº 114 em Azahar (1913), uma potra belíssima, várias vezes campeã na mostra da Quinta Normal e com muito bom acabamento. Vendi-o novo, mas com a morte do pai trouxe-o de volta para Aculeo em 1929.
Naquela época, 1930, dirigido pelo meu amigo Francisco Antonio Encina (dono do canil El Durazno), e com a interpretação artística de meu primo Federico Casas Basterrica, auxiliado em todos os momentos por Custodio Bustamante, escultura do Estandarte do Chileno cavalo foi feito., o que sem dúvida todos os fãs sabem, porque já foi reproduzido em bronze e gesso, muitas vezes.
Esta escultura é uma reprodução ¼ precisa do potro Azahar. Se seu corpo é proporcionalmente exagerado e marcado com muito acento alguma conformação especial, (largura dos ombros e do peito), é porque, segundo Francisco Encina, queríamos com ele enfatizar os objetivos que os incubatórios devem buscar permanentemente. Todo fim de semana, com Federico Casas, nos encontramos em sua oficina de escultura improvisada, as pessoas nomeadas ”.
Francisco Antonio Encina diz sobre o assunto: “Minha experiência como criador me convenceu de que a Norma consulta o máximo de transformações que podem ser realizadas, sem desnaturar a raça, nem destruir a unidade e harmonia de sua estrutura. Tem sido o trabalho mais feliz que conheço do gênero entre nós, e esse sucesso mais do que compensa o esforço que a elaboração impôs ”.
Plug-1921
Esta estatueta foi fundida em bronze na Fundição Liberty em Santiago e esses espécimes ainda existem.
Novo desenho.
Esta estátua durou até o início dos anos 2000, quando uma comissão projetou uma nova, adaptada às medidas reais da raça chilena.
Esta Comissão foi formada pelos criadores Samuel Parot G., Ramón Cardemil M., José Manuel Pozo M., o diretor Benjamín García Huidobro M. dirigida pelo professor e zootécnico Eduardo Porte Fernández. O escultor Carlos Segura L., trabalhou durante muitos meses com a Comissão no desenho em papel machê da nova estátua, que todos hoje conhecem.
Excelentes espécimes:
Ex-1932
Criadores que ao longo do tempo produziram espécimes premiados em exposições e as seguintes linhagens:
Aculeo com o Bispo II-Bureo-Cristal I; Idahue com Huicano e Chamal; Curiche com Alcatraz e Comunista; La Sexta de Longavi com Acordo-Plug-Caren; Las Pataguas com Tani-Batro-Picurrio-Haragán; A Manhã com Bureo-Lircay-Coirón III; As Camélias com Cossaco-Quebrado; Casas de Renaico com Corzo II-Olvido-Gañancito-Comunista-Guarapo; Los Maquis com Africano-Chamal; La Invernada com Pihuelo Plug-Don't Touch Me; Los Tilos com Longaviano-Quillacon I; Santa Elba com Reforço-Taco-Bellaco; Piguchén sem mim Toques-Ñipan-Guardián I-Rotoso; The Dawn com Faustino-Chorus-Rigor; El Trapiche T com Zapateado-El Huila; Muticura com Faustino-Rigor-Caudillero; Santa Isabel com Plug-Roncador-Rigoroso-Chorus; O Ideal com Roncador-Bead-Banner; A Capela com Torpedo-Rotoso-Ollin; El Remanso com Gustoso-Veguero: Água de los Campos com Espera; O Escudo com Amancay-Captive; Las Callanas com Cappuccino-Acero; Santa Ana com Capuchino-Tamarugo; Peleco com Morcacho-Contulmo-Requinto; Codinhue com Reforço-Taco; Claro de Luna com Plebiscito e muitos mais.
Nas fotos mostramos o Fundador da Família Guante I e toda a sua foca racial, a égua Mix, base mãe da raça, o Azahar na época da concepção do Standard, e outros exemplares todos vencedores de exposições ao longo do tempo, e todos de eles marcam um profundo selo e padrão racial, ao longo de 150 anos.
Aipo-1942
O Puro Sangue Chileno ganhou uniformidade e hoje esse selo é muito marcado, em grande parte devido ao intenso e incansável trabalho, paixão, dedicação e devoção do Professor Eduardo Porte Fernández, criador, cavaleiro, zootécnico e professor universitário, júri de exposições e foca da raça , Mestre do Júri, que em 2016 conseguiu imprimir o último Stud Book até atingir o exemplar nº 200.000, e em cujo Prólogo afirma claramente que se trata de um Stud Book fechado e que assim deve ser guardado para sempre. .
O Padrão foi definido há centenas de anos, e por isso deve ser mantido, o dever supremo de todo criador que ama a raça.
Sweetness-2004
Hierarca-2006
Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia
Cavalo Crioulo no Chaco Paraguayo: “Impressionado com a grandiosidade deste projeto”