Uruguai rumo ao Freio de Ouro 2021

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Uruguai rumo ao Freio de Ouro 2021

A força uruguaia apresentou seus novos candidatos ao título máximo da raça Crioula no final da manhã deste domingo (18). Depois de quatro dias de provas, que iniciaram no dia 15 (quinta-feira), a Classificatória ao Freio de Ouro promovida pela Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay definiu mais 7 conjuntos (4 fêmeas e 3 machos) com vaga garantida na decisão de 2021, realizada no Brasil. A etapa, pelo segundo ano consecutivo, foi realizada na cidade de Salto. 
Destaque entre as Fêmeas, Irmazita Cala Bassa também se sobressaiu ao sustentar a liderança do início ao fim, já que marcou presença na primeira colocação desde a etapa morfológica. Além disso, a égua propriedade de Nicolas O’Brien Fernandez alcançou a maior nota de toda a semifinal: 20,319, com a montaria do ginete Juan Pablo Gonzalez. Irmazita é sangue de Quebracho da Boa Vista na mãe Diestra Cala Bassa. 
Na outra categoria, a dos Machos, houve alternância de posições no decorrer da classificatória, mas quem acabou ficando no topo do pódio foi Indio Varigui Del Chamame, com 19,282 de média final. O cavalo, que carrega a genética de Índio do Boeiro e Luna Llena del Chamamé, foi conduzido em pista pelo próprio expositor (e ginete), Juan Jose Castrillon. 
Ocorrendo sem público e cumprindo os protocolos necessários no enfrentamento à Covid-19, a Classificatória ao Freio de Ouro do Uruguai teve a participação de 26 animais, sendo 18 fêmeas e oito machos. O trio de jurados foi composto por Felipe Malfatto, Rouget Gigena Wrege e Sebastian Nieves.
Destaque e competitividade do país vizinho
No ano passado os uruguaios marcaram presença expressiva na disputa e nos pódios do Freio de Ouro, destacando animais trazidos por expositores do país vizinho, como Colibri Matrero (Ouro nos Machos), Jaguel Nueve Lunas (Bronze nas Fêmeas) e Poral Calandria (Alpaca nas Fêmeas). Fruto do crescimento constante do país na profissionalização e evolução da prova. Isso, inclusive, também foi notado na semifinal de 2021. “Se vê um entusiasmo e um avanço espetacular na qualidade dos ginetes aqui no Uruguai. Muito lindo o trabalho que a Associação está fazendo de formar gente e continuar programando provas para que eles tenham êxito e vão adiante. Se viram animais bons, competitivos e com qualidade tanto morfológica quanto funcional”, declarou o jurado brasileiro, Rouger Gigena Wrege, à transmissão ao vivo promovida pela Associação do Uruguai.

Confira o resultado da classificatória do Uruguai:

FÊMEAS

1º lugar

IRMAZITA CALA BASSA, filha de Quebracho da Boa Vista e Diestra Cala Bassa; expositor NICOLAS O´BRIEN FERNANDEZ
Ginete: Juan Pablo Gonzalez. Nota: 20,319

2º lugar

BALLENERA JUSTICIA, filha de Domínio 857 Maufer e Catalana Feliz Día; expositor GUILLERMO LUSSICH E HIJOS
Ginete: Nicolás Buysan. Nota: 19,471

3º lugar

PORAL SANTA RITA, filha de Ilustre Marupa e Decorrência do Tambore; expositor JOSE MARIA CAMPIOTTI
Ginete: Juan Pablo Gonzalez. Nota: 18,967

4º lugar

PORAL CUECA, filha de Ilustre Marupa e Gallineta Poral; expositor JOSE MARIA CAMPIOTTI
Ginete: Diego Francois. Nota: 18,892


MACHOS

1º lugar

INDIO VARIGUI DEL CHAMAME, filho de Indio do Boeiro e Luna Llena del Chamamé; expositor JUAN JOSE CASTRILLON
Ginete: Juan Castrillon. Nota: 19,282

2º lugar

LA CONCEPCION ESTILHAÇO, filho de JLS Hermoso e Cañón Rancagua; expositor FRANCISCO LENGUAS
Ginete:Juan Pablo Gonzalez. Nota: 19,055

3º lugar

IBIRAPITA DEL CHAFALOTE, filho de Chamaco Guampa e Aquerenciada Alpaca; expositor CARPENTER HNOS
Ginete: Marcos Pardie. Nota: 18,318

4º lugar * (não classificado)

LAS CAÑAS MITAI, filho de Piraí 1569 do Brazão e Tacuara Mulita; expositor MAURO VILLAMORGinete: Mauro Villamor. Nota: 17,830

(*) o 4º lugar não atingiu a nota mínima de 18 pontos, necessária para garantir a classificação

Fonte: ABCCC 

 


Últimas Notícias

Cavalo Crioulo reúne Freio de Ouro, Morfologia e Supercopa Jovem em 12 dias de programação

Expointer 2026 tem Final da Morfologia e Freio de Ouro com participação recorde fora do Sul

Alimentação do cavalo: como promover o bem-estar?