Quem conviveu nos bastidores dos eventos ou na sede da Associação em algum momento nas últimas décadas certamente tem alguma lembrança ou história para contar com ele, já que a sua presença é única e tem uma trajetória e tanto ligada à do Cavalo Crioulo. Afinal, foram mais de três décadas de trabalho diário e vários anos seguintes de importante colaboração para o meio. Por essa razão, Vilson Aguiar é o nome que a partir de setembro de 2021 estará gravado na Parede da Fama, espaço que presta homenagem àquelas pessoas que se destacaram e fizeram a diferença na história da Associação e do Cavalo Crioulo.
Nos 35 anos de dedicação e trabalho diário junto à Associação, Seu Vilson, como é também chamado pelos colegas e amigos, desempenhou vários cargos e funções ao longo do tempo e acompanhou toda a evolução da raça nesse período, além de acompanhar de perto momentos importantes da nossa história. Natural de Santa Vitória do Palmar/RS e com formação em Medicina Veterinária, iniciou sua trajetória na ABCCC sendo o segundo inspetor técnico contratado da Casa. Tempos depois, ainda foi o responsável pelo setor de Eventos, nomeado superintendente substituto do setor de Registro Genealógico, supervisor do patrimônio da entidade em Esteio e também atuou como técnico supervisor das provas do Freio de Ouro realizadas no Uruguai e na Argentina (tornando-se assim uma referência da Associação nesses países). Após sua saída da atuação diária na sede da ABCCC, ocorrida em 2012, seguiu prestando apoio e marcando presença nos eventos da raça sempre que possível e necessário. Afinal, uma vida dedicada ao cavalo e à Associação só pode ser movida com paixão por aquilo que se faz.
O momento oficial de homenagem, com o descerramento da placa em frente ao Tattersall do Cavalo Crioulo em Esteio/RS, vai ocorrer no dia 10 de setembro, às 19h, junto à programação da raça Crioula na Expointer 2021.
Parede da Fama do Cavalo Crioulo
Inaugurado no ano de 2017, o espaço já possui registros de homenagens prestadas a outros quatro nomes icônicos da raça Crioula: o ex-presidente da ABCCC e criador da Cabanha Santa Edwiges, Daniel Anzanello (homenageado em 2017); a dupla Bayard Bretanha Jacques (Cabanha Os Tuco Tuco) e Manuel Rossell Sarmento (Estância São Francisco), que juntos, na década de 1980, criaram a prova Bayard-Sarmento (homenageados em 2018); o primeiro ginete vencedor do Freio de Ouro, Vilson Chalart de Souza (homenageado em 2019); e Luiz Carlos Cassal de Albuquerque, um dos pioneiros idealizadores das provas funcionais que deram origem ao Freio de Ouro e também grande incentivador da Marcha de Resistência, que recebeu a honraria em 2020.
Fonte: ABCCC/ adapatado por Cosas del Campo
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo
Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia