Primeiras etapas mostram a capacidade dos jovens ginetes em mais uma Final

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Primeiras etapas mostram a capacidade dos jovens ginetes em mais uma Final
Pais, mães, irmãos, avós, famílias e treinadores vibraram nas arquibancadas em um dia com muitas emoções na pista do Parque de Exposições Assis[...]

Pais, mães, irmãos, avós, famílias e treinadores vibraram nas arquibancadas em um dia com muitas emoções na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Foi assim que a seletiva que valoriza o futuro da raça deu os primeiros passos nesta sexta-feira (22) no maior palco da raça Crioula. Além dos troféus e aplausos, a Final do Freio Jovem 2021 reúne 92 ginetes, divididos nas categorias Infantil Feminino A, Infantil Masculino A, Infantil Feminino B, Infantil Masculino B, Juvenil Feminino e Juvenil Masculino, Júnior Feminino e Júnior Masculino, em um evento que evidencia o amor ao cavalo desde criança. Sendo transmitida ao vivo pelos canais oficiais da ABCCC, todo o público presente nas arquibancadas e também pelas plataformas digitais acompanharam o percurso de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas do primeiro dia de prova. 
 Clique para ver a parcial das Categorias Infantil A (Feminina e Masculina)
Clique para ver a parcial das Categorias Infantil B (Feminina e Masculina)
Clique para ver a parcial da Categoria Juvenil Feminina
Clique para ver a parcial da Categoria Juvenil Masculina
O turno da manhã trouxe os competidores com menos idade à decisão, misturando as palavras de orientação repassadas à beira da cerca com os gritos animados da torcida ao ver os pequenos virarem verdadeiros gigantes sob o cavalo. Nas divisões Infantil A, onde concorrem aqueles com idade entre 6 e 8 anos, as primeiras lideranças ficaram conquistadas por Helena de Azevedo Pereira montando Chicoca 655 Maufer (10,575 de média parcial) na Feminina, enquanto na Masculina a posição ficou com João Vithor de Faria Passos com Devassa da Granja (e seus 9,155 de média), jovem ginete que em 2020 conquistou o Bronze nesta mesma categoria. 


Helena de Azevedo Pereira - Infantil A Feminina


João Vithor de Faria Passos - Infantil A Masculino

Subindo um pouco na escala das idades, o grupo de crianças entre 9 e 11 anos marcou o retorno de campeões recentes ao topo da parcial. Na categoria Infantil Feminina B, a melhor média (10,406) foi alcançada por Maria Antônia Zambrano da Rocha, ginete Ouro na categoria Infantil A do ano passado, que desta vez monta SJ Xico Bento. Outro que volta a se destacar na primeira colocação do ranking até aqui, agora concorrendo na divisão Infantil Masculina B, é Pedro Marques Gomes Dreissig (o Pedro “Rosa”), que levantou o troféu de Ouro na categoria Infantil A na temporada 2019. Aqui ele corre com a douradinha Passo Novo Justiceira, com a qual obteve 10,953 de nota hoje. 


Maria Antônia Zambrano da Rocha - Infantil B Feminina 

Pedro Marques Gomes Dreissig - Infantil B Masculino

Passando para a parte da tarde, foi a vez dos jovens com idade entre 12 e 15 anos mostrarem domínio na condução dos movimentos e do percurso. Na Juvenil Feminina, a melhor média até então é de Júlia Ebersol Ávila com Canhada de Santa Angélica: 11,539. A ginete já acumula alguns anos de experiência, tendo marcado presença nos pódios e nas finais dos últimos anos. No mais recente, em 2020, conquistou o 4º lugar (Alpaca) nesta mesma categoria. Já na Juvenil Masculino o líder apareceu no final da tarde. Atingindo 11,820 de média, Gabriel Lima Macedo findou o dia no topo do ranking montando Improviso II da tradição. O ginete já é conhecido pelos títulos de Freio de Prata na categoria Infantil Masculino B no ano passado e também pelo Freio de Ouro na mesma categoria, em 2019.

Júlia Ebersol Ávila - Juvenil Feminina


Gabriel Lima Macedo - Juvenil Masculina

Times avaliadores

Definidos pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), a Final do Jovem 2021 conta com o julgamento de dois trios de jurados. Nas categorias Infantil Feminino A, Juvenil Feminino e Juvenil Masculino, César Augusto Zolinger, Felipe Caccia Maciel e Marcelo Tellechea Cairoli avaliarão as disputas. Já nas categorias Infantil Masculino A, Infantil Feminino B, Infantil Masculino B, Júnior Feminino e Júnior Masculino a avaliação ficará a cargo de Flávio Piegas, Luiz Gustavo Camargo e Roberto Crespo.  A supervisão técnica ficará por conta de Gustavo Arhanitch. 
Confira a programação restante do evento:

23/10/2021 - Sábado

8h - Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas (Categorias Júnior Feminino e Júnior Masculino)

14h - Mangueira

24/10/2021 - Domingo

8h10 - Bayard-Sarmento

Na sequência - Prova de Campo

Fonte: ABCCC/adaptado por Cosas del Campo - Cavalo Crioulo
Fotos:  Fagner Almeida e Felipe Ulbrich

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Tudo que você precisa saber sobre as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro

Senado aprova Rodeio Crioulo como cultura popular

Definidos os 8 representantes da raça Crioula da morfologia na Expo Prado 2024