Aqueles que são fãs assíduos do Freio de Ouro já sabem como funciona: sábado é dia de pôr o treinamento à prova nas etapas com o gado. Foi assim que o penúltimo dia de disputas do Bocal de Ouro 2022 teve início no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. No turno da manhã, os conjuntos estrearam a pista de Mangueira — que foi toda repaginada com a identidade visual do ciclo — e na parte da tarde formaram duplas para as corridas de vaca. Quem esteve presente nas arquibancadas pôde acompanhar de perto todas as emoções dessa semifinal e quem estava em casa compareceu através da transmissão ao vivo nos canais oficiais da ABCCC. No final do dia, 32 conjuntos (16 Fêmeas e 16 Machos), dos 92 exemplares admitidos pelo técnico Luciano Corrêa Passos, passaram para a grande final dos inéditos da raça Crioula, que acontecerá neste domingo (1º/05).
Sob o julgamento do trio de jurados composto por Jorge Rosas Demiate Júnior, Thiago Schilling de Ávila e Vinícius Guedes Freitas, a categoria das Fêmeas foi surpreendida pelo retorno de sua primeira líder parcial, Oitava Rima da Cabanha Santa Fé (à esquerda na foto). Na tarde da última quarta-feira (27/04) a égua já havia assumido a liderança após atingir 8,567 pontos de cabresto e, após cair 5 posições na fase de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas, a colorada bragada se recompõe na etapa com o gado e reassume a ponta da disputa com 20,084 de média. Filha de JA Impulso com Elite da Cabanha Santa Fé, Oitava Rima vem sendo conduzida pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira e é exposta por Gilberto Rodrigues de Freitas, da Cabanha Santa Fé de Aceguá/RS.
Planilhas Femeas: https://n9.cl/1876h
Depois de assumir o topo do ranking, quando mostrou a sua funcionalidade em pista na última sexta-feira (29), Campana Echo a Mano (à direita na foto) não saiu mais da primeira colocação. Após atingir a média de 19,424 com sua prova de Mangueira I, em placas levantadas pelos jurados Carlos Marques Gonçalves Neto, Douglas Leite Gonçalves e Luís Rodolfo Machado, o conjunto permaneceu na liderança ao final do dia, com uma prova de Campo I que garantiu a média de 19,380, ficando no topo da categoria Machos. O cavalo de pelagem zaina é filho de Triunfo do Purunã e Campana Ana Terra, e conduzido neste Bocal pelo ginete Fagner Crescêncio Espíndola, que será o último a entrar na prova de Mangueira II neste domingo. Da Cabanha Rodigheri, de Osório/RS, o animal foi credenciado em Santa Rosa/RS com 17,895 de média.
Planilhas Machos https://n9.cl/f6ip1y
1º de maio (domingo)
8h - Início da transmissão ao vivo
8h10 - Prova de Mangueira - Fase Final - (Fêmeas e Machos)
Sequência - Prova Bayard/ Sarmento - Fase Final - (Fêmeas e Machos)
Sequência - Prova de Campo - Fase Final - (Fêmeas e Machos)
Sequência - Entrega de prêmios
Sequência - Resenha Live edição especial Vencedores do Bocal de Ouro 2022
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR
Santa Vitória conclui seletiva para a Expointer
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo