Gaúcha Norte define suas primeiras parciais

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Gaúcha Norte define suas primeiras parciais
Com o protagonismo de animais já conhecidos da pista principal do Cavalo Crioulo e em exposições morfológicas pelo Estado, o primeiro passo da Classificatória[...]

Com o protagonismo de animais já conhecidos da pista principal do Cavalo Crioulo e em exposições morfológicas pelo Estado, o primeiro passo da Classificatória Gaúcha Norte foi dado nesta quinta-feira (9), após a conclusão da etapa morfológica da seletiva. Entre os 58 animais que desfilaram pela pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS – 31 fêmeas pela manhã e 27 machos pela tarde –, conquistaram o topo das filas morfológicas os exemplares Jamaica do Elebê e Querendon do Recanto Crioulo. 

>>> Clique para ver a parcial morfológica da categoria Fêmeas

>>> Clique para ver a parcial morfológica da categoria Machos

Com uma extensa trajetória em exposições morfológicas no Rio Grande do Sul, alcançar o sexto lugar no Bocal de Ouro 2020 e ser finalista do Freio de Ouro do mesmo ano, Jamaica do Elebê puxa a fila das fêmeas após a etapa morfológica da classificatória Gaúcha Norte, com a nota de 8,000 pontos. A zaina negra é filha de Sócrates do Elebê e Tundra do Elebê, criada e exposta por Leônidas Burtet, Agropecuária Burtet, Cachoeira do Sul/RS. O ginete Raul Teixeira Lima é o responsável por conduzir a égua credenciada em Caxias do Sul, com a média de 18,932. 

De volta à pista principal do Cavalo Crioulo, o finalista do Freio de Ouro 2021 Querendon do Recanto Crioulo saiu ponteando a fila morfológica da categoria Machos neste primeiro dia de Classificatória, avaliado com a média de 9,000 pontos. A liderança do cavalo zaino não é nenhuma surpresa, afinal Querendon tem na sua campanha morfológica o mérito de ter sido coroado Melhor Exemplar da Raça na Morfologia Expointer de 2018. Durante a sua participação na Final do Freio em 2021, era um dos favoritos a levar o título, junto ao mesmo ginete que o conduz no ciclo atual: Gabriel Viola Marty. O conjunto vem da fase de Credenciadoras com a maior média entre os competidores da Gaúcha Norte: 20,030 pontos, conquistados na Credenciadora de Uruguaiana/RS. Filho de Mañanero Manicero e Indaía da Vila Velha, Querendon é criação de Adelmo Hess e propriedade da Cabanha Dom Vico, de Santiago/RS. Domado por Francisco Kuhn, ele é exposto nesta competição por Vinícius e Rafaela dos Santos.

Por definição do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), o trio avaliador da categoria Fêmeas é composto por Carlos Marques Gonçalves Neto, Felipe Caccia Maciel e Telmo de Oliveira Peixoto, enquanto na categoria Machos a avaliação é de Alexandre Pons Suñe, Luiz Gustavo Camargo e Thiago Schilling de Ávila. Rodrigo Teixeira é o técnico responsável pela supervisão do evento.

PROGRAMAÇÃO DA CLASSIFICATÓRIA GAÚCHA NORTE

10/06/2022 – Sexta-feira

08h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas

13h30 – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos

11/06/2022 – Sábado

08h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos

14h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos

12/06/2022 – Domingo

08h – Início da transmissão ao vivo

08h10 – Início da Fase Final da Classificatória Gaúcha Norte – Categorias

Fêmeas/Machos

*na troca de categorias da etapa de Mangueira, homenagem especial em alusão aos 40 anos do Freio de Ouro

* logo após a premiação, live especial Classificatórias Freio de Ouro

Fonte: ABCCC/adaptado por Cosas del Campo - Cavalo Crioulo Fotos : Fagner Almeida - Felipe Ulbrich 

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Freio do Proprietário movimenta semana na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Tudo que você precisa saber sobre as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro

Senado aprova Rodeio Crioulo como cultura popular