Com o protagonismo de animais já conhecidos da pista principal do Cavalo Crioulo e em exposições morfológicas pelo Estado, o primeiro passo da Classificatória Gaúcha Norte foi dado nesta quinta-feira (9), após a conclusão da etapa morfológica da seletiva. Entre os 58 animais que desfilaram pela pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS – 31 fêmeas pela manhã e 27 machos pela tarde –, conquistaram o topo das filas morfológicas os exemplares Jamaica do Elebê e Querendon do Recanto Crioulo.
>>> Clique para ver a parcial morfológica da categoria Fêmeas
>>> Clique para ver a parcial morfológica da categoria Machos
Com uma extensa trajetória em exposições morfológicas no Rio Grande do Sul, alcançar o sexto lugar no Bocal de Ouro 2020 e ser finalista do Freio de Ouro do mesmo ano, Jamaica do Elebê puxa a fila das fêmeas após a etapa morfológica da classificatória Gaúcha Norte, com a nota de 8,000 pontos. A zaina negra é filha de Sócrates do Elebê e Tundra do Elebê, criada e exposta por Leônidas Burtet, Agropecuária Burtet, Cachoeira do Sul/RS. O ginete Raul Teixeira Lima é o responsável por conduzir a égua credenciada em Caxias do Sul, com a média de 18,932.
De volta à pista principal do Cavalo Crioulo, o finalista do Freio de Ouro 2021 Querendon do Recanto Crioulo saiu ponteando a fila morfológica da categoria Machos neste primeiro dia de Classificatória, avaliado com a média de 9,000 pontos. A liderança do cavalo zaino não é nenhuma surpresa, afinal Querendon tem na sua campanha morfológica o mérito de ter sido coroado Melhor Exemplar da Raça na Morfologia Expointer de 2018. Durante a sua participação na Final do Freio em 2021, era um dos favoritos a levar o título, junto ao mesmo ginete que o conduz no ciclo atual: Gabriel Viola Marty. O conjunto vem da fase de Credenciadoras com a maior média entre os competidores da Gaúcha Norte: 20,030 pontos, conquistados na Credenciadora de Uruguaiana/RS. Filho de Mañanero Manicero e Indaía da Vila Velha, Querendon é criação de Adelmo Hess e propriedade da Cabanha Dom Vico, de Santiago/RS. Domado por Francisco Kuhn, ele é exposto nesta competição por Vinícius e Rafaela dos Santos.
Por definição do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), o trio avaliador da categoria Fêmeas é composto por Carlos Marques Gonçalves Neto, Felipe Caccia Maciel e Telmo de Oliveira Peixoto, enquanto na categoria Machos a avaliação é de Alexandre Pons Suñe, Luiz Gustavo Camargo e Thiago Schilling de Ávila. Rodrigo Teixeira é o técnico responsável pela supervisão do evento.
PROGRAMAÇÃO DA CLASSIFICATÓRIA GAÚCHA NORTE
10/06/2022 – Sexta-feira
08h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas
13h30 – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos
11/06/2022 – Sábado
08h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos
14h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos
12/06/2022 – Domingo
08h – Início da transmissão ao vivo
08h10 – Início da Fase Final da Classificatória Gaúcha Norte – Categorias
Fêmeas/Machos
*na troca de categorias da etapa de Mangueira, homenagem especial em alusão aos 40 anos do Freio de Ouro
* logo após a premiação, live especial Classificatórias Freio de Ouro
Fonte: ABCCC/adaptado por Cosas del Campo - Cavalo Crioulo Fotos : Fagner Almeida - Felipe Ulbrich
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR
Santa Vitória conclui seletiva para a Expointer
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo