Cavalo Crioulo
pós todas as etapas realizadas desde quinta-feira, o sábado (11) foi o dia reservado para conhecermos os 32 conjuntos que avançam para a fase final da Classificatória Regional Gaúcha Norte. Na principal pista do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, os conjuntos realizaram as etapas de Mangueira e Campo I, alterando uma liderança e mantendo uma sólida liderança parcial. Jamaica do Elebê, entre as fêmeas, e Querendon do Recanto Crioulo, entre os machos, ponteiam a disputa pelas 16 vagas para a final do Freio de Ouro 2022.
Neste domingo (12), os conjuntos retornam à Pista para a etapa final, para as provas de Mangueira II, Bayard-Sarmento e Campo II, quando conheceremos outros 16 finalistas deste ciclo do Freio de Ouro.
Veja aqui os 16 machos e 16 fêmeas finalistas da Classificatória Gaúcha Norte
Com a extensa trajetória em exposições morfológicas no Rio Grande do Sul, alcançar o sexto lugar no Bocal de Ouro 2020 e ser finalista do Freio de Ouro do mesmo ano, Jamaica do Elebê (à esquerda da foto), líder das fêmeas na etapa morfológica da Classificatória Gaúcha Norte, recuperou a liderança na etapa de Mangueira I, quando atingiu a média de 18,040 na manhã deste sábado (11). Na corrida com o gado, o exemplar se manteve na primeira colocação com a média parcial de 17,982, e será a última a entrar na Mangueira da segunda fase. A zaina negra é filha de Sócrates do Elebê e Tundra do Elebê, criada e exposta por Leônidas Burtet, Agropecuária Burtet, Cachoeira do Sul/RS. O ginete Raul Teixeira Lima é o responsável por conduzir a égua credenciada em Caxias do Sul/RS, com a média de 18,932.
Após largar a competição com folga na etapa morfológica, marcando 9,000 pontos de média (1,500 pontos a mais que o segundo colocado), Querendon do Recanto Crioulo não deixou mais o topo do ranking. O zaino conduzido por Gabriel Viola Marty permanece na liderança com a média parcial de 19,321 pontos ao final das etapas com gado deste sábado. O conjunto, que já tem história na raça (era um dos favoritos na Final do Freio de Ouro 2021), veio para a Gaúcha Norte com a maior média entre os competidores credenciados na região: 20,030 pontos, conquistados na Credenciadora de Uruguaiana/RS. Filho de Mañanero Manicero e Indaía da Vila Velha, Querendon é criação de Adelmo Hess e propriedade da Cabanha Dom Vico, de Santiago/RS. Domado por Francisco Kuhn, ele é exposto nesta competição por Vinícius e Rafaela dos Santos.
Por definição do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), o trio avaliador da categoria Fêmeas é composto por Carlos Marques Gonçalves Neto, Felipe Caccia Maciel e Telmo de Oliveira Peixoto, enquanto na categoria Machos a avaliação é de Alexandre Pons Suñe, Luiz Gustavo Camargo e Thiago Schilling de Ávila. Rodrigo Teixeira é o técnico responsável pela supervisão do evento.
PROGRAMAÇÃO DA CLASSIFICATÓRIA GAÚCHA NORTE
Fonte: ABCCC/adaptado por Cosas del Campo - Cavalo Cioulo
Fotos: Felipe Ulbrich - Fagner Almeida
Chegamos na 15 Edição do Tempranito 2024
CALENDÁRIO 2025: Confira as atualizações e as Exposições Passaportes de Outono
Encontro para celebrar o Cavalo Crioulo: tradicional evento movimenta a Rainha da Fronteira