Regulamentos do Freio de Ouro e Morfologia

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Regulamentos do Freio de Ouro e Morfologia
Após as reuniões de avaliação realizadas no mês de agosto (que incluíram reuniões com a Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo Técnico,[...]

Após as reuniões de avaliação realizadas no mês de agosto (que incluíram reuniões com a Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo Técnico, Comissão de Provas Funcionais, Núcleos de Criadores e jurados da raça Crioula), foram definidas as alterações de regulamento para as provas do Freio de Ouro e Morfologia no ciclo 2023. Os ajustes já são válidos para os eventos oficiais marcados no calendário das seletivas e estão atualizados nos documentos completos disponíveis na seção Eventos > Regulamentos, no site da ABCCC. 

Confira a lista das mudanças em cada uma das modalidades, já válida para todas as provas do ciclo 2023:

 FREIO DE OURO

- Retirada a exigência dos 16 pontos para credenciar em vagas extras das credenciadoras (art. 15, §1º)

- A partir deste ciclo, todas as credenciadoras irão habilitar 2 animais reservas para compor rankings regionais de reservas, a fim de preencher vagas em Classificatórias (art. 15, §2º)

        - São 2 reservas por categoria

        - Os rankings são por região

        - A ordenação do ranking é por média

- Cada Classificatória passa a habilitar 8 reservas por categoria nas classificatórias nacionais; e 4 reservas por categoria nas classificatórias internacionais (art. 21)

- Na Figura 3 (embocaduras e barbelas permitidas), foi incluída a imagem do freio de argola fixa, com as referências de medida.

- Não serão aceitos animais tosquiados (art. 46)

? Será admitida tolerância de 10% para menos na metragem do percurso da pista de figura, dependendo da pista onde a prova está sendo realizada

A partir do ciclo 2023 o expositor é obrigatoriamente o proprietário registral do animal, inclusive nas credenciadoras (art. 141)

 

* MORFOLOGIA

- Éguas a campo voltam a poder ficar em cocheiras

- A admissão das categorias a campo pode ser realizada em momento posterior, desde que antes do início do julgamento a campo (art. 12, §1º)

- Reduzido para 40 o número mínimo de animais marcados para passaportear 4 fêmeas e 4 machos; Na Região 8, segue o mínimo de 30 animais (art 15, §4º)

- Bagé, Pelotas e Uruguaiana devem possuir no mínimo 60 animais para manter a Passaporte fixa na cidade (art. 15, §2º)

- Definida a medida referencial (não sendo obrigatória) de 30m de largura ou diâmetro para pistas onde são realizadas exposições (art. 34)

- A Morfologia passa a ter defesa de título do Grande Campeão e Grande Campeã (art. 39)

A partir do ciclo 2023 o expositor é obrigatoriamente o proprietário registral do animal, inclusive nas exposições morfológicas de núcleos (art. 41)

Em caso de dúvidas ou necessidade de informações sobre os regulamentos, entre em contato com o Setor de Provas através do telefone (53)3284-1450 ou WhatsApp (53)98418-6178 - Opção 3, nos horários comerciais de atendimento. 

Fonte: ABCCC - Foto: Fagner Almeida

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Freio do Proprietário movimenta semana na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Tudo que você precisa saber sobre as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro

Senado aprova Rodeio Crioulo como cultura popular