Alguns deles já pisaram este ano na principal pista do Cavalo Crioulo, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. Outros tantos fazem sua estreia na competição, ao lado de multicampeões da modalidade. Seja como for, chegar na Final do Freio Jovem já faz parte da história da vida dos jovens ginetes. De 7 aos 18 anos, todos fazem prova como gente grande, assim como recebem placas pretas e o apoio de familiares e amigos na plateia. Divididos em oito categorias no total, os 123 conjuntos admitidos para a final começam se apresentando nas primeiras etapas da disputa: as provas de Andaduras, Figuras, Volta Sobre Patas e Esbarradas. Até a tarde desta sexta-feira (21), cinco categorias já concluíram o primeiro desafio dessa decisão.
Credenciada na primeira colocação em Rio Grande/RS, Maria Eduarda Leguisano alcança a média parcial de 8,278 e garante a liderança parcial na categoria Infantil Feminino A. Conduzindo Imperial da Água Luna, uma baia cebruna, filha de Branco e Preto do Purunã e Regalada do Acampamento, criada e exposta por Luciano Pinto Loguercio e Filhos, domada por Diego Campolino, a ginete de apenas 9 anos abre vantagem para a sequência da disputa.
Também com apenas 9 anos, na categoria Infantil Masculina A quem aparece na liderança parcial é Luciano Daboit Júnior, com a média de 10,583. Montando Criminosa do Capão da Raia, uma zaina que é filha de Peñaflor Potentado e Videira do Ximbó, é criação de Tiago Elias Andreazza e exposta por Luciano P. Azevedo, Jully Daboit e Gabriel Zambon e foi domada por Angelo Daboit Júnior.
O primeiro conjunto a entrar em pista, na categoria Infantil Feminino B, foi também o conjunto que terminou o dia na primeira colocação. Mas isso não é novidade para Victoria Rissi, que também foi a primeira a entrar na disputa da Supercopa Jovem e sagrou-se campeã neste ano. Com Pessuelo do Encantto, um tostado filho de JA Jogo do Osso e Demonica do Encantto, criada por Parceria Irmãos Comiotto e exposto por Leandro Pinto de Castro, Cabanha Primeira Marca, Porto Alegre/RS, a ginete chegou na média parcial de 11,733.
Na categoria Infantil Masculina B, mais um multi vencedor da modalidade termina o primeiro dia de disputa na frente. Nas conquistas mais recentes o 1º e 2º lugares na Supercopa Jovem, realizada em Esteio durante a Expointer de 2022, Caetano Massarotto Gonçalves fez a média parcial expressiva de 12,442, após realizar as melhore provas de Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas da categoria. Caetano monta Imperador da Tradição, um gateado que é filho de Los Hermanos Cimarron e Maravilha 1962 da Tradição, criado por Paulo Martins Bastos e exposto por Vanderlei Honório Gonçalves, CT Bagé Macedo, Pato Branco/PR.
Na última categoria a disputar a etapa no dia, a Juvenil Feminina, Laura Martinez Vencato, com 11,800 pontos de média parcial fica na primeira colocação (e também aparece na segunda posição parcial). Montando Jundiá do Canto do Mato Grande, um rosilho tostado filho de Abre Cancha da 3J e Rubia do Telho Chico, criado por José Paulo Machado dos Santos, exposto Laura Martinez Vencato, CT Ricardo Wrege, Jaguarão/RS.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FREIO JOVEM 2022:
22 de outubro de 2022 (sábado)
8h - Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categorias Juvenil Masculino, Júnior Feminino e Júnior Masculino
14h - Mangueira
23 de outubro de 2022 (domingo)
8h10 – Bayard-Sarmento
Sequência – Prova de Campo
Fonte: ABCCC/adaptado por Cosas del Campo - Cavalo Crioulo
Fotos: Felipe Ulbrich -
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR
Santa Vitória conclui seletiva para a Expointer
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo