Divindad 42 Nombrado entra na lista de éguas mais valorizadas da raça Crioula

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Divindad 42 Nombrado entra na lista de éguas mais valorizadas da raça Crioula
O Cavalo Crioulo já reafirmou seu espaço dentre as raças de equinos no Brasil. A cada prova, seja esportiva ou de seleção, a raça sempre cresce. E o reflexo[...]

O Cavalo Crioulo já reafirmou seu espaço dentre as raças de equinos no Brasil. A cada prova, seja esportiva ou de seleção, a raça sempre cresce. E o reflexo desse crescimento e a busca do melhor do standard, está nos números que os leilões da raça movem, mostrando que, cada vez mais, o Cavalo Crioulo é valorizado e buscado por criadores (os que começam sua criação e os de longa data) e os usuários que buscam na raça Crioula a participação em modalidades esportivas. 

Na primeira categoria em que participou, ainda como Potranca Menor, de uma exposição morfológica o resultado não podia ser melhor: Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça na cidade de Rio Pardo/RS. Foi o primeiro resultado positivo da expressiva trajetória de Divindad 42 Nombrado, agora a égua que entra na história da raça Crioula, sendo arrematada no Leilão do Mancha Crioula, realizado no Tattersall de Negócios do Cavalo Crioulo, no último final de semana, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, se tornando uma das exemplares mais valorizadas da raça e a de maior valor arrematada em um leilão. 

Arrematada por R$ 1.225.000,00 (apenas atrás de Basca Una Piedra, que foi comprada diretamente por R$ 1,5 milhão), a Douradilha Bragada, RP 42 da criação da Cabanha da Figueira, de Gabriela Zancanaro Tonet e Fernando Tonet, de Panambi/RS, também já está no time que representará o Brasil na Expo FICCC 2023, pela conquista do Freio de Prata no Freio de Ouro de 2020, quando foi conduzida pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira, centro de treinamento em que a égua já se encontra em preparação para o próximo desafio. 

Nascida em novembro de 2012, Divindad 42 Nombrado é uma filha de Macanudo do Itapororó e Capella La Rienda, e alia funcionalidade e morfologia, dois fatores procurados por muitos criadores. Gabriela Zancanaro Tonet, criadora, lembra que "Divindad 42 Nombrado foi pensada antes mesmo de adquirirmos sua mãe. Na época, sonhávamos em termos um produto filho do grande Macanudo do Itapororó, cavalo que, para nós, era a conjunção perfeita de sangue, beleza e funcionalidade. Após a compra da cobertura do pai, surgiu a grande dúvida, qual mãe iríamos usar? Éramos iniciantes no mundo do Cavalo Crioulo, viemos de uma família de empresários e não de origens do campo. Após muito estudo e ajuda de grandes pessoas, nos deparamos com um leilão diferente, aonde duas éguas ímpares da raça estavam a disposição: Capella La Pataya e Capella La Rienda. Mesmo após a indicação e orientação de optarmos pela primeira égua, o coração falou mais alto e a segunda foi escolhida para dar segmento ao nosso sonho".

Foi com essa decisão, de seguir o coração, que o sonho nasceu e floresceu na Cabanha da Figueira. "E então, o sonho nasceu: uma potranca douradilha linda, com o olhar mais sincero que já havíamos visto em um animal. La Rienda (sua mãe) apresentou uma bondade e mansidão com suas novas proprietárias que mal sabiam conduzir um cavalo pelo cabresto e nos permitiu acompanharmos de perto o crescimento de sua filha. Sim, foi incrível ver Divindad crescer e se tornar o que é hoje", relatam os criadores da exemplar.

Além de sua longa e vitoriosa trajetória dentro das modalidades do Cavalo Crioulo, Gabriela relata como é conviver com Divindad durante toda a sua vida. "Fora seu currículo impecável, ela é um ser incrível de se conviver e trabalhar, qualquer pessoa, seja ela, leiga ou conhecedora, idosa ou criança, consegue montá-la e manuseá-la. Divindad simplesmente resume o que sempre buscamos ser referência como criadores: um animal competitivo mas que todos os públicos pudessem desfrutar. Ela fez e sempre fará parte da Família Nombrado". 

E como todo o ciclo tem seu começo, meio e fim, chegou a hora de outras pessoas conviverem com Divindad e pooderem disfrutar de sua convivência e em suas provas. "Nossa decisão em vendê-la foi para que mais pessoas, assim como nós, pudessem compartilhar dessa alegria. Temos certeza que ela trará muitas felicidades ao seu novo dono, seja como indivíduo ou como mãe. Estaremos torcendo junto a cada passo e vibrando a cada conquista que nossa Divindad realizar", finaliza Gabriela. 

Fonte: ABCCC -  Foto: Leandro Viera 

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Inclusão de Ouro promove superação de limites em prova que se inspira no Freio de Ouro

Freio do Proprietário movimenta semana na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Tudo que você precisa saber sobre as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro