Inclusão de Ouro chega pela primeira vez ao Paraná

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Inclusão de Ouro chega pela primeira vez ao Paraná
Santa Catarina e Rio de Janeiro já receberam e agora será a vez do estado do Paraná sediar uma classificatória do Inclusão de Ouro. Na próxima[...]

Santa Catarina e Rio de Janeiro já receberam e agora será a vez do estado do Paraná sediar uma classificatória do Inclusão de Ouro. Na próxima sexta-feira (24/03), a Cabanha São Rafael, em São Luiz do Puruña, receberá os competidores da modalidade que cresce a cada ciclo que passa e emociona a todos que acompanham, tendo a sua grande Final realizada no principal palco da raça Crioula, em Esteio/RS.

A coordenadora da Subcomissão do Inclusão de Ouro, Josilene da Silva Martins, relata que a cada ciclo as expectativas são boas e que a cada ano a modalidade conta com crescimento no número de participantes. "Sempre a cada início de ciclo as nossas expectativas são as melhores possíveis. Saber que a prova se consolidou, que a modalidade vem crescendo e que mais pessoas estão buscando informações, maneiras e condições de participar é sempre muito gratificante", descreve a coordenadora.

Josilene lembra das classificatórias que já foram realizadas fora do Estado e que isso expande os horizontes do Cavalo Crioulo e oportuniza a participação de mais pessoas na modalidade. A gente já fez uma classificatória no Rio de Janeiro e em Santa Catarina em ciclos passados, e este ano chegamos ao Paraná, então para nós, em relação a prova e a modalidade, a expansão, poder dar a oportunidade para pessoas com patologias diferentes, com deficiências diferentes, de outros estados estarem conhecendo a nossa cultura, estarem se envolvendo com o nosso Cavalo e virem correr no palco maior da raça que é Esteio, é sempre muito animador", relata. 

A coordenadora revela a participação de atletas que são atletas do adestramento: "A prova do Paraná contará com dois participantes que treinam em Brasília, para a seleção paraolímpica brasileira de adestramento, sendo que um participante fará a sua estreia. Então é um desafio maior que são competidores paraolímpicos que tem uma outra visão e estão vindo para a prova pois são do campo e tinham essa expectativa de participar de uma prova campeira, mais relacionado com a cultura gaúcha". 

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Paraná já está preparado para receber os participantes da modalidade. Segundo o Núcleo, tudo está sendo organizado e pronto para que os participantes se sintam bem e acomodados. Com apoio da ABCCC, o Núcleo espera fazer uma boa prova e que isso se torne inspiração para outras pessoas e outros Núcleos, para cada vez mais a raça Crioula incluir a todos.

Fonte: ABCCC - Foto: Felipe Ulbrich 

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Inclusão de Ouro promove superação de limites em prova que se inspira no Freio de Ouro

Freio do Proprietário movimenta semana na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Tudo que você precisa saber sobre as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro