ABCCC recebe livro sobre o ofício de Guasqueiro nos aperos crioulos

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

ABCCC recebe livro sobre o ofício de Guasqueiro nos aperos crioulos
Cosas del Campo + Cavalo Crioulo  Um cavalo não se faz sozinho. Os aperos também fazem parte dessa história e na raça Crioula isso não é diferente. O[...]

Cosas del Campo + Cavalo Crioulo 
Um cavalo não se faz sozinho. Os aperos também fazem parte dessa história e na raça Crioula isso não é diferente. O ofício de lidar com o couro cru e realizando verdadeiras obras de arte é responsabilidade do Guasqueiro, o artesão que dá vida, através de suas mãos, a peças únicas, que marcam história e fazem parte da cultura de um povo de geração em geração. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) sabe da importância e valoriza essas iniciativas. Em 2022, por exemplo, foi realizada a terceira edição do Concurso de Guasqueiros e também a primeira Mostra de Aperos

Por iniciativa do deputado Gaúcho da Geral (PSD), o Projeto de Lei 61/2022 foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no último dia 24 de maio, que declara o ofício de Guasqueiro como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. Em sua justificativa, o projeto expõe que:

“Nos dias de hoje, a exemplo do país vizinho, o Brasil e principalmente os rio-grandenses, começam a ver com outros olhos o trabalho do guasqueiro. Com o crescimento dos criatórios de Cavalo Crioulo e o renascimento de um novo tradicionalismo, que busca não somente autenticidade mas compreender sua essência, o guasqueiro volta a ativa e com força total, adapta-se a nova realidade e passa a produzir não somente os preparos tradicionais de trabalho, mas os que serão usados em pistas de exposições morfológicasprovas funcionais, bem como objetos decorativos, e de uso urbano aproveitando-se da antiga técnica”

Ainda na quarta-feira foi lançado o livro “Guasqueiro: a arte gaúcha do couro no apero crioulo”, de autoria de Rodrigo Schlee e Fernanda de Souza, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Reconhecendo a importância do Cavalo Crioulo na atividade do guasqueiro, a ABCCC recebeu, através do presidente César Augusto Rabassa Hax, a obra das mãos dos autores, na sede da Associação, em Pelotas/RS, no último dia 31. 

Fonte: ABCCC - Foto: Fagner Almeida 

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Freio do Proprietário movimenta semana na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Tudo que você precisa saber sobre as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro

Senado aprova Rodeio Crioulo como cultura popular