"Vamos continuar exigindo exames de mormo e anemia em nossos eventos"

Colunista: Cosas del Campo

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Cosas del Campo + Cavalo Crioulo  "Vamos continuar exigindo exames de mormo e anemia em nossos eventos" Assegurando a sanidade das criações de equídeos (equinos,[...]

Cosas del Campo + Cavalo Crioulo 
"Vamos continuar exigindo exames de mormo e anemia em nossos eventos"
Assegurando a sanidade das criações de equídeos (equinos, asininos e muares), por meio da fiscalização com as barreiras e controles sanitários implantados através do Programa Nacional de Sanidade Equina (PNSE), tornou-se uma pratica habitual e do dia a dia dos criadores – uma vez que a exigência dos exames atualizados de anemia infecciosa equina (AIE) e mormo, para trânsito animal e entrada dos  em eventos, seguiu obrigatória. Mas, a nova publicação realizada no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na última sexta-feira (30), altera a legislação vigente para exigência dos exames, e o assunto movimenta os criadores, treinadores e participantes das provas equestres, da mesma forma a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

>>> Confira na íntegra a Portaria Mapa Nº 593, de 30 de junho de 2023 <<< 

Segundo a publicação, a Portaria Mapa n.º 593, revoga e modifica dispositivos da Instrução Normativa n.º 06, de 16 de janeiro de 2018, e traz as novas diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do mormo no território nacional, no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE). Dentro dessas novas diretrizes, refere-se a permissão, de efeito imediato, liberando o trânsito de equinos sem exame negativo de mormo, com exceção de alguns Estados que possuem legislação própria. Ponto com ressalvas, feito pelo Vice Presidente de Exposições Morfológicas e Provas Seletivas, André Luiz Narciso Rosa, “Estamos a cinquenta dias do ápice do raça, a Expointer, ainda temos uma Prévia Morfológica em Balsa Nova/PR e a Classificatória Aberta, em Camaquã/RS, onde seguiremos nossos os padrões sanitários e exigimos sim os exames de mormo e anemia infecciosa equina (AIE)! Animais que não apresentarem o atestado negativo destes exames não ingressarão nos locais das seletivas, incluindo Expointer”. 

“Queremos seguir o padrão, qualidade e confiança aos participantes em nossos eventos, por isso seguiremos exigindo os atestados, como forma de segurança e prevenção das nossas criações”, ressalta Rosa. As ações previstas no Programa Nacional de Sanidade Equina (PNSE) são coordenadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nacionalmente e no Rio Grande do Sul pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), que permite que a organização ou Associação, responsável pela organização do evento, exija os atestados negativos para as doenças e continue com os protocolos sanitários. 

Fonte: ABCCC - Foto: Maurício Vinhas Fotografia

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Freio do Proprietário movimenta semana na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Tudo que você precisa saber sobre as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro

Senado aprova Rodeio Crioulo como cultura popular