A manhã de sexta-feira (25) fria onde os termômetros marcavam 7º graus não refletiu o clima e a disputa quente que aconteceu na pista da Arena Coberta do Cavalo Crioulo, na Final do Freio de Ouro 2023. Disputa acirrada na pista e mate quente nas arquibancadas foram os ingredientes capazes de aquecer o público que compareceu, vibrou e torceu com cada um dos movimentos executados por ginetes e cavalos. Se no início das provas da manhã a temperatura marcava um dígito, pela tarde o sol deu as caras e proporcionou o típico “efeito cebola”, fazendo que o público circulasse pelas dependências da Arena do Cavalo Crioulo com seus casacos e agasalhos em mãos. A etapa funcional, com as provas de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas da categoria dos machos, definiu novas posições no ranking parcial.
Os machos deram continuidade às disputas funcionais pela manhã com as provas de Andaduras, Figura, Volta sobre Patas e Esbarradas e arrancaram diversas placas pretas dos jurados, mostrando desde cedo do dia o alto nível de desempenho dos competidores e da prova que se manteve ao longo do dia. O público que lotou os espaços sociais da Arena do Cavalo Crioulo foi brindado com um grande espetáculo funcional, vibrando e torcendo muito a cada movimento e placas pretas levantadas pelo trio de jurados formado pelos Fernando Guilherme Horst, Leonardo Alberton Ardenghy e Thiago Schilling de Ávila.
E por falar em placas pretas, foi com uma apresentação que rendeu todas as notas pretas que AS Malke Fogo de Chão, conduzido pelo ginete Daniel Waihrich Marim Teixeira, apresentou suas credenciais na etapa funcional do Freio de Ouro 2023. Com a média de 20.996 pontos, o exemplar saltou da 13º posição da etapa morfológica para a liderança parcial na categoria dos machos. Filho de AS Malke Sedutor-TE e Explosiva de Los Campos, o colorado é criado por José Schutz Schwanck e exposto pela Cabanha Cubatão de Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina.
Fonte: ABCCC/adaptado por Cosas del Campo
Fotos: Fernando Spolavori - Mauricio Vinhas
Definidos os jurados da Classificatória no Uruguai
Égua de Guarapuava leva o grande campeonato e melhor exemplar da raça Crioula
Égua de Guarapuava leva o grande campeonato e melhor exemplar da raça Crioula