Tricampeonato de F5 Licurgo Tapajós marca o Nacional Aberto do Rédeas de Ouro 2021

Colunista: Cosas del Campo

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Tricampeonato de F5 Licurgo Tapajós marca o Nacional Aberto do Rédeas de Ouro 2021
Uma noite de tirar o fôlego, onde todas as expectativas em cima de cavalos e cavaleiros de renome na modalidade foram superadas, o momento acabou consagrando dois nomes que dispensam[...]

Uma noite de tirar o fôlego, onde todas as expectativas em cima de cavalos e cavaleiros de renome na modalidade foram superadas, o momento acabou consagrando dois nomes que dispensam apresentações: o multicampeão Gilsinho Diniz e o “Loiro”, F5 Licurgo Tapajós, que hoje (11) se tornou tricampeão do Campeonato Nacional Aberto do Rédeas de Ouro, mais um título listado para sua vitoriosa carreira nas pistas.  A conquista encerrou a programação do evento, após uma série de apresentações com altas notas em sequência entre os 28 concorrentes que cruzaram com velocidade o túnel de entrada para a esbarrada que dava início ao percurso. 
Força, potência e sutileza. Foi assim que F5 Licurgo Tapajós, montado pelo cavaleiro Gilson Vieira Diniz Filho, performou em pista a sua melhor nota de Rédeas entre as três vitórias da categoria Nacional Aberta no Cavalo Crioulo. Com 225 pontos, o “Loiro” escreve mais um capítulo na história da Cabanha Marca dos Santos. Fruto de um grande projeto, Gilvane Marca dos Santos comemora todo o trabalho realizado pelo estabelecimento em cima do campeão da categoria. “Trabalho, muito trabalho, acreditando na raça e pensando sempre em um projeto. Estou muito feliz pois o Loiro já representou muito o brasil e a raça crioula e mostrou que pode retornar para as pistas e conquistar ainda muito mais pódios e troféus. Então vamos lá, em busca de um novo projeto para o Licurgo”, Declara Gilvane. O exemplar conquistou a primeira colocação nos níveis 3 e 4 da categoria. 
Além de tri no Nacional Aberto da ABCCC (com as outras vitórias conquistadas em 2013 e 2014), o Loiro acumula prêmios como o bicampeonato do Nacional Amador do Rédeas de Ouro, além da participação nos Jogos Equestres Mundiais de 2018 (quando obteve a melhor colocação de um exemplar da raça na história do WEG), além de premiações a nível nacional e interraças nas disputas da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR). 
Mesmo com a expectativa alta desde o começo, o campeão teve que superar outros nomes de peso na competição. Caso de outro tricampeão, Jubileu da Roraima, que veio mais uma vez à pista com o cavaleiro Jone Carlos da Silva e fez jus à pressão imposta por sua presença na decisão, ficando com o 2º lugar no Nível 4, com 220,0 de nota. O tordilho foi uma das tantas performances que arrancaram muita vibração da numerosa torcida presente nas arquibancadas da maior arena coberta da América Latina.

 Juízes e Jurados 

Cinco juízes compuseram o time de avaliadores do Rédeas. São eles: Marcos Antônio da Silva Júnior, Ederson Machado, Hiram Resende, Reginaldo Melo Rosa e Leonardo Feitosa. A função de juiz de equipamento ficou a cargo do técnico credenciado à ABCCC Heitor Cheuiche Coelho, e quem coordenou o Corpo de Juízes foi Luis Gregório Campagna Cruz. Os juízes de prova fazem parte do corpo da Associação Nacional do Cavalos de Rédeas (ANCR) e foram escolhidos pela Subcomissão de Rédeas e pelo Colégio de Jurados da ABCCC.

Confira o resultado:
CAMPEONATO NACIONAL ABERTO NÍVEL 4

1º lugar 
GILSON VIEIRA DINIZ FILHO montando F5 LICURGO TAPAJÓS
Nota: 225,0

2º lugar
JONE CARLOS DA SILVA montando JUBILEU DA RORAIMA
Nota: 220,0

3º lugar
ANTONIO CARLOS CORRÊA DA SILVA montando QUERUBIN MARRUÁ
Nota: 217,0


4º lugar
ANTONIO CARLOS CORRÊA DA SILVA montando UVA BRANCA DO TRINTA E OITO
Nota: 216,0
5º lugar [EMPATE]
IVO DE SOUZA GUEDES montando MAJOR DA RORAIMA
Nota: 214,0

RONALDO KREUSCH montando MAPUCHE PAMPA Y CIELO
Nota: 214,0
ANTONIO CARLOS CORRÊA DA SILVA montando AMBICIOSA DO TRINTA E OITONota: 214,0

CAMPEONATO NACIONAL ABERTO NÍVEL 3
1º lugar 

GILSON VIEIRA DINIZ FILHO montando F5 LICURGO TAPAJÓS
Nota: 225,0
2º lugar
ANTONIO CARLOS CORRÊA DA SILVA montando QUERUBIN MARRUÁ
Nota: 217,0

CAMPEONATO NACIONAL ABERTO NÍVEL 2
1º lugar

ANTONIO CARLOS CORRÊA DA SILVA montando QUERUBIN MARRUÁ Nota: 217,0
2º lugar
ANTONIO CARLOS CORRÊA DA SILVA montando UVA BRANCA DO TRINTA E OITO
Nota: 216,0

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo

Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS

Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia