Crianças e adolescentes disputarão a primeira Supercopa Jovem do Cavalo Crioulo

Colunista: Cosas del Campo

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Crianças e adolescentes disputarão a primeira Supercopa Jovem do Cavalo Crioulo
Um duelo entre gigantes. Com o objetivo de reunir os quatro ginetes campeões de cada categoria do Freio Jovem dos últimos dois anos, a 1ª Supercopa Jovem promoverá a disputa[...]

Um duelo entre gigantes. Com o objetivo de reunir os quatro ginetes campeões de cada categoria do Freio Jovem dos últimos dois anos, a 1ª Supercopa Jovem promoverá a disputa dos troféus de supercampeões. Nos dias 28 e 29 de agosto de 2022, meninas e meninos entre 6 e 17 anos irão competir no maior palco da raça: a Expointer, junto à final do Freio de Ouro e à Morfologia. A atividade é organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
A primeira edição da Supercopa para crianças e adolescentes vem depois do sucesso da 1ª Supercopa do Proprietário, que ocorreu dentro da programação do Cavalo Crioulo na Expointer 2021. A iniciativa surgiu com o objetivo de aumentar a visibilidade da prova, que oportuniza a  continuidade da raça e a iniciação dos jovens.

Para o coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário e das Provas Jovens, Fernando Gonzales, a Supercopa Jovem também promoverá a aproximação dos jovens com os corredores do Freio de Ouro, considerados os grandes astros do setor. “Esse é o grande objetivo da Supercopa: que ela sirva também como base de formação para esses jovens. Alguns provavelmente serão futuros profissionais, então já podem ir convivendo, aprendendo e se espelhando nesses profissionais de hoje”, pontua.
Além disso, as competições também oferecem a possibilidade de que os jovens experimentem outros ambientes e vivências, o que contribui para a manutenção da saúde física e mental. “As redes sociais e a tecnologia proporcionam que eles estejam fisicamente com a gente, mas não próximos mentalmente. Com o cavalo, há a exigência de disciplina entre ele e o animal, frequência, hierarquia com o treinador que o orienta e respeito com os cavalos”, aponta Gonzales.
A disputa do evento acontecerá a cada dois anos, com as categorias já conhecidas na modalidade. Serão divididas as categorias feminina e masculina nas seguintes idades: Categoria Infantil A (6-8 anos); Categoria Infantil B (9-11 anos); Categoria Juvenil (12-15 anos); Categoria Júnior (16-17 anos). 

Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação
Texto: Vitória Pimentel/AgroEffective*
* Com supervisão de Nestor Tipa Júnior

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Freio do Proprietário movimenta semana na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Tudo que você precisa saber sobre as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro

Senado aprova Rodeio Crioulo como cultura popular