Égua se consagra Melhor Exemplar da Raça Crioula na Morfologia Expointer

Colunista: Cosas del Campo

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Égua se consagra Melhor Exemplar da Raça Crioula na Morfologia Expointer
A égua Aparecida da Tropilha Padroeira foi escolhida como a melhor Exemplar da Raça, na grande final da Morfologia Expointer 2022, organizada pela Associação Brasileira de[...]

A égua Aparecida da Tropilha Padroeira foi escolhida como a melhor Exemplar da Raça, na grande final da Morfologia Expointer 2022, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Vencedora na categoria Égua Menor, ela superou as outras três concorrentes ao vencer o Grande Campeonato Categoria Fêmeas. Já o Grande Campeão entre os machos foi Quebracho da Taimã-TE.

Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida ao alto marcou a celebração dos proprietários de Aparecida da Tropilha Padroeira. O expositor, José Bernardo Terra Cardozo, da Cabanha Padroeira de Santa Vitória do Palmar (RS), contou que a égua é da linhagem da primeira fêmea que o avô adquiriu para seu pai. ”Ela é a quarta geração e de uma cria que um grande irmão, Guilherme, me deu e representa, pra mim o que é o cavalo, a família e os amigos de verdade”, disse.



Taiane Leticia Zocchetto, da Cabanha Taimã de Santa Rosa (RS), conta que é a segunda vez que está sentindo o gostinho de ganhar com Quebracho da Taimã-TE. “Ele é um potranco que, desde que nasceu, era diferente pra nós e confirmar essa expectativa é muito gratificante”, celebrou.



As 134 fêmeas e os 108 machos foram avaliados durante três dias de provas. Conforme o jurado Felipe Malfato Fleitas, o nível de fêmeas foi extraordinário. “Os animais de ponta superaram as expectativas, não sendo apenas bons, mas tendo em abundância as qualidades que nós, criadores, buscamos como uma correção técnica impressionante, com muita qualidade, muita raça e muito requinte” , afirmou. Já João Francisco Silveira, jurado que avaliou os machos, a prova foi fenomenal. “Uma cavalhada excepcional, que se defende, como a gente diz dentro da pista. Muita qualidade, muita coisa boa. Futuro garantido com potreiros bonitos que vêm por aí”, avaliou. Silveira é filho de João Alberto Dutra Silveira, um dos criadores do Freio de Ouro, e deu um depoimento emocionado ao resumir a prova. “Família  é a razão da gente estar aqui, né?”, complementou.

O presidente da ABCCC, Onécio Prado Júnior, disse que após o sucesso da abertura da Expointer com uma final e Morfologia com casa cheia, além da satisfação, só faz aumentar a expectativa para o Freio de Ouro, a ser realizado no próximo final de semana. “Nós estávamos com uma expectativa muito grande pelos 90 anos da entidade, pelos 40 anos do Freio de Ouro, inclusive fizemos uma nova modelagem que foi separar a Morfologia do final de semana do Freio”, afirmou. Segundo o dirigente, é uma emoção muito grande. “Nossa entidade merece isso pelos 90 anos, é um pessoal que vem seguindo esse trabalho e hoje isso é um mérito de todos eles, essa consagração da nossa raça”, avaliou o criador.

Fotos: Felipe Ulbrich (Fêmea) e Fagner Almeida (Macho)
Texto: Ieda Risco/AgroEffective

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR

Santa Vitória conclui seletiva para a Expointer

Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo