Final da Paleteada completa sua primeira fase

Colunista: Cosas del Campo

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Final da Paleteada completa sua primeira fase
Após três dias de competição e cerca de 1,2 mil corridas realizadas e avaliadas na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, o término desta[...]

Após três dias de competição e cerca de 1,2 mil corridas realizadas e avaliadas na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, o término desta sexta-feira (9) apresentou o grupo que se habilita para seguir na busca pelos títulos da Final Nacional de Paleteadas 2022. Na Força B, 10 duplas - das 50 que iniciaram o evento - retornam à disputa na fase final a partir das 9h deste sábado (10). Já na Força A, 42 duplas - das 152 admitidas inicialmente - se classificaram para as corridas decisivas, que tem horário marcado para começar às 14h, também neste sábado, culminando na definição e na entrega da premiação aos grandes vencedores da temporada. 

>> Clique para ver a planilha completa da 1ª fase da Paleteada Força A

om um aproveitamento impressionante nesta primeira fase, o fechamento da dupla que lidera a disputa da Januário Fontoura do Amaral com Conquista do Capão Seco e Pablo Pacheco Fialho com Boleador Juta 172 não poderia ser diferente, com os líderes chegando a 52,13 de pontuação. A sequência de placas pretas conquistadas por Januário Fontoura do Amaral com Conquista do Capão Seco e Pablo Pacheco Fialho com Boleador Juta 172 pode ser representada pela última corrida feita pelos competidores nesta sexta-feira, na qual toda a qualidade da duplas de éguas tordilhas foi colocada à prova quando, após o boi hesitar na boca do brete por cerca de um minuto e meio, a paciência, a experiência e o instinto campeiro da dupla fizeram com que, no momento da saída do gado, a “agarrada” e a condução fossem certeiras, arrancando notas 10 de ambos os jurados e a merecida comemoração dos competidores. 

As exemplares que formam a dupla melhor pontuada, aliás, carregam boas histórias. Conquista do Capão Seco é o RP 01 da criação de Antônio Augusto Pacheco do Amaral,  pai do ginete que conduz a fêmea nesta final. Esbanjando longevidade com seus 15 anos de idade, a tordilha vinagre corre paleteadas desde 2015 e já faturou o 8º lugar na final de 2017. Já sua parceira de corridas, Boleador Jura 172, iniciou as competições da modalidade no ano passado, porém segue a funcionalidade de sua mãe, Boleador Garrucha, que inclusive chegou a formar dupla com a Conquista em anos anteriores. 

>> Clique para ver a planilha completa da 1ª fase da Paleteada Força B

Aparecendo pela primeira vez dentre os que lideram parcialmente a disputa da Força B, a dupla Marcelo Lameiro Porciúncula, montando Dom Gringo do Bacudo, e Ramiro Noal Ribas, montando Boemia de Don Henrique, chegam no sábado da Final Nacional de Paleteada na primeira colocação, com 44 pontos. A dupla começou a disputa na 21ª colocação, terminou o segundo dia na quarta posição e mantiveram o bom desempenho, com placas pretas nas últimas corridas, fazendo as melhores notas do segundo e terceiro dia, garantido a vaga para a fase final.

“Correndo vaca” desde o ciclo 2021, Dom Gringo do Bacudo e Boemia de Don Henrique disputaram Paleteada nas cidades de Uruguaiana, Quaraí e estiveram, também pela Força B, na Final da modalidade no ciclo passado. Com 12 e 9 anos, respectivamente, os cavalos chegam com uma vantagem de três pontos da segunda dupla do ranking parcial. 

 

PROGRAMAÇÃO DA FASE FINAL: 

10/09/2022 - Sábado

9h - Fase Final Paleteada Força B 

14h - Fase Final da Paleteada Força A 

19h -Entrega de Prêmios e jantar de confraternização

(no Restaurante do Cavalo Crioulo)

- Show com o Cantor Nativista Marcelo Oliveira

Fonte: ABCCC/adapatdo por Cosas del Campo - Cavalo Crioulo
Fotos:: Felipe Ulbrich 

 

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Freio do Proprietário movimenta semana na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Tudo que você precisa saber sobre as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro

Senado aprova Rodeio Crioulo como cultura popular