Dupla de Rosário do Sul é campeã da Nacional da Paleteada do Cavalo Crioulo

Colunista: Cosas del Campo

Quinta-feira - 10 de agosto de 2023

Dupla de Rosário do Sul é campeã da Nacional da Paleteada do Cavalo Crioulo
A Final Nacional da Paleteada neste sábado, dia 10 de setembro, contou com 42 finalistas na Força A e dez na Força B. Até a formação do pódio, neste[...]

A Final Nacional da Paleteada neste sábado, dia 10 de setembro, contou com 42 finalistas na Força A e dez na Força B. Até a formação do pódio, neste ciclo de 2022, a disputa foi acirrada em ambas as categorias. Mais de 4 mil 348 animais participaram da temporada organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Foram distribuídos R$ 90 mil em prêmios.
 
A dupla vencedora da Força A, vinda de Rosário do Sul (RS), foi Januário Fontoura do Amaral, montando Conquista do Capão Seco, e Pablo Pacheco Fialho, montando Boleador Juta 172. A média final dos campeões foi de 88,88 pontos. Amaral afirmou ter sido muito emocionante a vitória. “A gente mantém sempre a tranquilidade. Faz anos que corremos juntos e a nossa parceria se torna natural”, observou.

Eduardo Azevedo, executivo da Comissão de Provas da ABCCC, lembrou que a Paleteada vem crescendo a cada ano em quantidade, qualidade e profissionalismo. “É uma prova que emociona, está sempre acima do que se espera, com um nível altíssimo”, afirmou, destacando a presença de um grande público que manteve a arquibancada cheia. Azevedo também parabenizou o trabalho da Comissão. “É um trabalho muito importante, com todos unidos pela modalidade”, salientou.

Na Força B, a dupla formada por Onildo Gonçalves Nunes, montando  Fundamento De São Pedro, e Luiz Henrique Ferreira Telles, montando Dinamite II De São Pedro, se consagrou com o primeiro lugar no pódio com 73 pontos de média final. Telles lembrou que a dupla foi credenciada em Uruguaiana (RS) e Nunes disse ter sido uma honra correr pela primeira vez a Força B e “no final ter dado tudo certo”.

Alexandre Pons Suñe e Thiago Schilling de Ávila foram os avaliadores das corridas feitas pelos concorrentes na Força A, enquanto na Força B, as placas ficaram a cargo da dupla formada por Luciano Comiotto e Santiago Schiavo. A supervisão técnica do evento foi dividida entre Christina Freitas Bandeira de Mello e Thiago Orlando, ambos supervisores técnicos credenciados à ABCCC.

Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação
Texto: Rejane Costa e Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Freio do Proprietário movimenta semana na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Tudo que você precisa saber sobre as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro

Senado aprova Rodeio Crioulo como cultura popular