Colocando à prova conjuntos formados por cavalo e ginete na execução da habilidade funcional e aptidão com o gado do Cavalo Crioulo, os 53 trios que entraram em pista no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, nesta sexta-feira (16), para a primeira fase da Final Nacional de Campereada/Team Penning, sob olhares dos jurados João Ricardo Malheiros de Souza e Thiago Orlando, os competidores puderam mostrar sua destreza na condução do cavalo, assim como conexão com os demais companheiros que integram os “times”, em momentos semelhantes aos executados na lida campeira, onde a habilidade vai de encontro com o raciocínio rápido e precisão na execução de movimentos cronometrados, em busca do melhor tempo. Foi assim que, após as passadas em pista no decorrer do dia, foram selecionados os 20 melhores desempenhos que seguem na busca pelo título.
Trios compostos por ginetes que, antes mesmo de serem competidores classificados para uma final da Raça, são homens e mulheres, crianças e senhores, amigos e famílias, criadores e técnicos; todos dispostos e eufóricos trilhando um mesmo caminho. Percorrendo em certos casos, longas distâncias, atravessando estados e passando por inúmeras cidades, disponibilizando tempo de suas vidas, com dedicação e amor, para estarem reunidos, compartilhando de forma comum emoções e a principal paixão: o Cavalo Crioulo. Evidenciando estes fatos, nota-se entre as categorias disputadas - Inédita, Família, Mista e Geral - números expressivos de competidores com parentesco, seja pai e filho, irmãos, ou famílias. Tendo como elo principal o Cavalo Crioulo, outro ponto destacado, são os criadores orgulhosos, montando animais das suas marcas, comprovando a seleção realizada pelos mesmos.
Dentre as três medidas de tempo - alcançadas na execução de identificar no rebanho e conduzir os três novilhos à mangueira - da modalidade realizada pelos trios, as duas melhores unem-se para formar a soma final deste dia, onde os vinte melhores trios passam para a Fase Final da Campereada, que acontece neste sábado (17), a partir das 13h30. No desempenho deste dia inicial, bons tempos já se destacaram, colocando a expectativa para uma verdadeira corrida contra o cronômetro amanhã. Quem obteve o menor tempo nesta primeira fase foi o time formado por Dário Camargo dos Santos, Itamar Gonçalves Franco e Alexandre Gonçalves Franco Severo, montando, respectivamente, DS Buerana II, Décimo Cala Bassa e Baioneta do Guabirim. Que finalizam o dia com o tempo de 1 minuto, 16 segundos e 137 milésimos.
No entanto, na fase final o desafio é repetir e, ainda se possível, melhorar os números já que a planilha é zerada e a soma das duas corridas da fase final é o que define os campeões da temporada 2022.
Fonte: ABCCC - Foto: Felipe Ulbrich
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR
Santa Vitória conclui seletiva para a Expointer
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo