A raça Crioula é feita de muitas histórias, de muitas mãos que com o trabalho diário construíram bases sólidas para o crescimento dessa paixão chamada Cavalo Crioulo. É com enorme pesar que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), comunica o falecimento do jurado, sócio e criador Carlos Jacinto Fagundes dos Santos, aos 91 anos, uma das pessoas que tanto contribuiu para o desenvolvimento da raça e de suas modalidades.
“Tio Carlinhos”, como era carinhosamente conhecido por muitos, teve participação em várias diretorias da ABCCC, sendo também jurado de Freios de Ouro e Classificatórias da modalidade, se tornando jurado Emérito da Associação. Criador de Cavalos Crioulos há mais de 60 anos, foi casado com Therezinha Tavares dos Santos, de família tradicional, que nos deixou em fevereiro de 2022, deixando seis filhos, netos e bisnetos, além de um legado para a família seguir seus passos, já que sempre foi bem quisto, construiu grandes amizades, não somente dentro da raça Crioula, mas em todo o meio agropecuário.
Como Crioulista, entre as décadas de 1980 e 2010, foi uma das pessoas mais atuantes e um dos jurados mais importantes da raça Crioula, julgando vários Freios de Ouro, credenciadoras, participou inúmeras vezes de diretorias da ABCCC, Devon e ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), contribuindo muito com a sua experiência como jurado e criador para formação de regulamentos, do próprio Freio de Ouro desde a sua criação. Proprietário da Estância e Cabanha Cerro do Reponte, na localidade de Palma, em Bagé/RS, onde além da criação de Crioulos, mantinha criação da raça Devon.
Foi um dos criadores e presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé (NCCCB), além de trabalhar em prol do Sindicato e Associação Rural do Município. Uma grande perda, de uma pessoa extraordinária, de um cavalheiro no sentido abrangente da palavra. No último ano, no qual ficou viúvo, foi uma pessoa de uma resiliência fantástica.
O velório está ocorrendo na Capela Santo Antônio, em Bagé, e o enterro acontecerá às 16 horas (17/04).
A ABCCC - em nome de toda a sua diretoria e colaboradores - envia os pêsames e o sentimento de conforto à família e amigos do senhor Carlos Jacinto Fagundes dos Santos neste difícil momento de perda, homenageando e agradecendo pela sua contribuição na história e no crescimento do Cavalo Crioulo.
Fonte: ABCCC
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR
Santa Vitória conclui seletiva para a Expointer
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo