Cosas del Campo + Cavalo Crioulo
São anos e anos que transbordam nas emoções de apenas três dias. São temporadas em busca da melhor conformação, com muito trabalho e empenho no campo, na genética e também no manejo. No final de tudo, o sentimento que fica é o mesmo: valeu a pena. Em uma temporada que comemora a inauguração da Arena Coberta do Cavalo Crioulo, a Morfologia da Expointer 2023 abrilhantou os olhos de quem acompanhou de pertinho, e também através da transmissão ao vivo. Na jornada em busca dos exemplares que mais se aproximam do standard da raça, o que se viu em pista entre os dias 28 a 30 de agosto, durante a 46ª edição da Expointer - no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS - demonstrou as melhores performances do ciclo, que contou com 22 Passaportes e 02 Prévias Morfológicas, trazendo 240 exemplares para a mais nova pista principal da raça, reverenciando LA CASTELLANA PIMENTA, na categoria Fêmeas, e PATRÃO CAVALERA, na categoria Machos, como os Grandes Campeões. .
Um ventre que representa o standard da raça
Sendo coroada com o mais alto título da Morfologia da Expointer, a égua adulta La Castellana Pimenta voltará para casa com a faixa de Melhor Exemplar da Raça nesta exposição após superar as outras 139 exemplares na categoria das fêmeas. Com uma representatividade potente, ela exemplifica com exímios detalhes todo o standard racial que é ancorado pelos antepassados e foi comprovado por quem acompanhou de perto o julgamento de Mário Móglia Suñe, acompanhado de seus secretários, Mário dos Santos Suñe e Fernando Suñe Moraes. "Um ventre extremamente correto, bem estruturada, com correção de linhas fortes, equilibrada e mesmo assim não perdeu sua feminilidade", comentou o jurado da categoria sobre a grande vencedora.
A colorada campeã é filha de Yalu Lindo Brujo e La Castellana Guarnición, com uma genética proveniente da Cabanha La Castellana, de Santiago/RS, mesmo município onde garantiu seu passaporte para esta decisão. Criada e exposta na Morfologia da Expointer por Marcelo Amaral Moraes, ela ainda angariou mais elogios do jurado, o qual confessou que se tratava de "um momento extraordinário! Um animal que qualquer criador gostaria de ter em seu plantel. Ela traduz tudo que eu busco em um animal pois é assim que eu trato a minha própria criação. Ela traz profundidade, angulações invejáveis, um selo racial que surpreende. Como jurado eu me sinto completo, de poder premiar ela neste momento. Só gostaria de parabenizar aos proprietários pela égua fantástica", finalizou Suñe.
Para o proprietário da La Castellana Pimenta, Marcelo Amaral Moraes, a conquista do prêmio é uma junção de esforços entre todas as equipes que trabalham no estabelecimento, além da grande devoção religiosa. "É uma grande satisfação vencer e é uma grande satisfação agradecer. Agradeço a Deus e a todos que trabalham com a gente, pois nosso trabalho é como uma linha evolutiva, não paramos nunca. Claro, é muito difícil, principalmente em uma prova como a Morfologia da Expointer, mas seguimos sempre e chegamos até aqui", comentou Marcelo Amaral.
Ainda sobre o temperamento da fêmea premiada, o expositor revela que veremos ela em breve, estreando em uma nova modalidade. "Ela é maravilhosa e vem evoluindo muito. Nós acreditamos muito em seu futuro e agora nós vamos prepará-la para disputar as provas do Freio de Ouro. Vem aí um novo projeto", contou o criador.
Uma história sendo escrita
O ano de 2023 ficará marcado na história do Cavalo Crioulo no Brasil. Também ficará marcada para o exemplar que levou para casa o título de Grande Campeão. Um condomínio formado levou para Esteio, ainda em 2022, o RP 108 da criação de Rafael Grimm Vaz e Eliana Sussenbach Vaz, da Cabanha Cavalera, de Bagé, e já foi consagrado no Passaporte Outonal, na pista do Parque Assis Brasil, na época ainda descoberta. Era prenúncio de que ele marcaria seu nome nesta pista. Na Morfologia Expointer daquele ano, foi Campeão Potranco Menor e escolhido como o Quarto Melhor Macho da raça de 2022.
Foi o começo de uma história. O título recebido em Esteio habilitou o exemplar a participar da "Copa do Mundo do Cavalo Crioulo", a Expo FICCC, realizada na Argentina em 2023, quando foi campeão Padrillo 3 Años, vindo a ser o escolhido como Terceiro Melhor Macho.
O ano passou e a categoria mudou. O ano passou e a pista também mudou. O espaço do Cavalo Crioulo não é o mesmo no qual Patrão pisou duas vezes em 2022. Ele deixa de ser Potranco Menor para estrear a arena coberta como Cavalo Menor. E ele também mudou. Ao ganhar a sua categoria, o jurado Vinícius Guedes Freitas relatou que o cavalo "fez uma andadura muito boa, qualidade racial, pescoço leve, cabeça bonita, lombo firme, um cavalo muito lindo", foram os destaque de seu comentário ao microfone.
O zaino colorado, que garantiu sua vaga na Morfologia Expointer 2023 por representar a delegação brasileira na Expo FICCC, é filho do garanhão As Malke Sedutor-TE e Jasmin Cavalera, exposto por condomínio Patrão Cavalera, Estância Liberdade e Estância Nova, conduzido pelo cabanheiro Roberson Daniel Silveira.
Vinicius, ao comentar sobre a fila formada dos quatro melhores machos, afirmou que "esses cavalos eu não tenho muito mais o que comentar, são animais espetaculares, três cavalos adultos que enchem a pista. Esse potrilho espetacular, pra mim desde o primeiro dia caminhou diferente. O Grande Campeão me impressionou montado, lombo firme, garupa comprida, paleta bem angulada, fez uma andadura muito boa, qualidade racial, pescoço leve, cabeça bonita, lombo firme, um cavalo muito lindo", concluiu o seu julgamento.
Um dos sócios da parceria no Patrão Cavalera, Evaldo Francisco Rosa lembra que é "quando eu vi esse potro na primeira vez que se apresentou, entrei como sócio, primeiro prêmio foi 4º em Esteio e 3º na FICCC e hoje graças a Deus se sagrou Grande Campeão. É um cavalo que eu acredito bastante pelo sangue que ele tem e dentro do meu projeto de criação ele se enquadra num bom percentual das minhas éguas, então estou muito feliz, o condomínio está muito feliz.
Sobre ganhar na nova Arena do Cavalo Crioulo, na qual o criador teve um papel decisivo para a sua execução, Evaldo relata que é um "significado duplo: primeiro ano desta pista ganhou o meu cavalo, minha égua reservada, isso é satisfação e o que nos move", pontua. Para finalizar, o expositor de Patrão Cavalera, brinca que "lógico, até aqui ele teve um cuidado de rei e agora ele vai emagrecer e saber como é trabalhar".
Confira o resultado:
GRANDE CAMPEONATO FÊMEAS
MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA, GRANDE CAMPEÃ E CAMPEÃ ÉGUA ADULTA
LA CASTELLANA PIMENTA
R.P. 425, B565247, NMGC 8, NASC 26/11/2018, FÊMEA, COLORADA, POR YALU LINDO BRUJO(B448153)(PAI) E LA CASTELLANA GUARNICION (B328419) (MÃE)
CRIADOR: MARCELO AMARAL MORAES
EXPOSITOR: MARCELO AMARAL MORAES
ESTABELECIMENTO: CABANHA LA CASTELLANA, SANTIAGO-RS
CABANHEIRO: MARCONES MARTINS SOARES
Passaporteada em Santiago/RS
RESERVADA DE GRANDE CAMPEÃ E RESERVADA ÉGUA ADULTA
RE PIONEIRA-TE
R.P. 1100, B566880, NMGC 7, NASC 03/12/2018, FEMEA, ZAINA NEGRA, POR YANCAMIL
CAHUEL(B499447) (PAI) E RE JEITOSA(B442538) (MÃE)
CRIADOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA
EXPOSITOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA LIBERDADE, ROLANTE-RS
CABANHEIRO: ROBERSON DANIEL SILVEIRA
Morfologia Expo FICCC
TERCEIRA MELHOR FÊMEA E CAMPEÃ POTRANCA MAIOR
BELLE RESERVA
R.P. 174, B601682, NMGC 7, NASC 06/10/2020, FEMEA, COLORADA SALINA, POR BUTIÁ
OLODUM(B152241) (PAI) E BELLE HERDEIRA(B374287) (MÃE)
CRIADOR: ELIZABETH LEMANSKI
EXPOSITOR: ELIZABETH LEMANSKI
ESTABELECIMENTO: FAZENDA PARAÍSO, BALSA NOVA-PR
CABANHEIRO: NEIMAR NERES DE DEUS
Morfologia Expo FICCC
QUARTA MELHOR FÊMEA E CAMPEÃ POTRANCA MENOR
BASCA HERDEIRA
R.P. 1606, B606249, NMGC 7, NASC 14/11/2020, FEMEA, DOURADILHA, POR BASCO ONÁSSIS(B243062) (PAI) E BASCA ÁGUA DE CHEIRO(B446610) (MÃE)
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
EXPOSITOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
ESTABELECIMENTO: CABANHA BASCA, URUGUAIANA-RS
CABANHEIRO: FABIO DORNELES AMARAL
Passaporteada em Bagé/RS
GRANDE CAMPEONATO MACHOS
GRANDE CAMPEÃO E CAMPEÃO CAVALO MENOR
PATRÃO CAVALERA
R.P. 108, B592257, NMGC 7, NASC 30/10/2019, MACHO, ZAINA COLORADA, POR AS MALKE SEDUTOR-TE(B269661) (PAI) E JASMIN CAVALERA(B520682) (MÃE)
CRIADOR: RAFAEL GRIMM VAZ E ELIANA SUSSENBACH VAZ
EXPOSITOR: CONDOMÍNIO PATRÃO CAVALERA
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA LIBERDADE E ESTÂNCIA NOVA
CABANHEIRO: ROBERSON DANIEL SILVEIRA
Morfologia Expo FICCC
RESERVADO DE GRANDE CAMPEÃO E CAMPEÃO CAVALO ADULTO
GOMENSORO DE SANTA MÁRCIA-TE
R.P. 49, SBA090661, NMGC 0, NASC 16/10/2013, MACHO, GATEADA, POR ÍNDIO DO BOEIRO(B231887)(PAI) E JOTACE Q-BOA(B229020) (MÃE)
CRIADOR: FLAVIO PIEGAS MARTINI
EXPOSITOR: JULIO CESAR TREVISAN, FLAVIO MARTINI PIEGAS E FERNANDO XAVIER ASTIZ
CABANHEIRO: LUIZ HENRIQUE DE SOUZA
Morfologia Expo FICCC
TERCEIRO MELHOR MACHO E RESERVADO DE CAMPEÃO CAVALO ADULTO
JACINTO CALA BASSA-TE
R.P. 1726, B548696, NMGC 6, NASC 24/12/2017, MACHO, COLORADA, POR AS MALKE SEDUTOR-TE(B269661) (PAI) E DINASTIA CALA BASSA(B389500) (MÃE)
CRIADOR: MARCELO REZENDE MÓGLIA
EXPOSITOR: MARCELO REZENDE MÓGLIA
ESTABELECIMENTO: CABANHA CALA BASSA, BAGÉ-RS
CABANHEIRO: GENILDO GONÇALVES DE OLIVEIRA
Morfologia Expo FICCC
QUARTO MELHOR MACHO e CAMPEÃO POTRANCO MENOR
AMIGO DO TAMBORÉ
R.P. 383, B613945, NMGC 6, NASC 03/10/2020, MACHO, TOSTADA, POR SANTA ALICE NUBLADO II(B399620) (PAI) E LA VITÓRIA DO TAMBORÉ(B310697) (MÃE)
CRIADOR: DIEGO DE LUCENA ZANANDRÉA
EXPOSITOR: DIEGO DE LUCENA ZANANDRÉA
ESTABELECIMENTO: CABANHA TAMBORÉ, SÃO FRANCISCO DE PAULA-RS
CABANHEIRO: MARCOS ANDRIGHETTI
Passaporteado em Carazinho/RS
Fonte: ABCCC
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR
Santa Vitória conclui seletiva para a Expointer
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo