Boas práticas de manejo surgiram há um bom tempo e são seguidas desde 1921, quando surgiu, a Federação Equestre Internacional (FEI), de forma indireta para embasar e ajudar nos manejos de bem estar animal a serem seguidos pelas as Associações e instituições ligadas aos esportes equestres. Desde então, as atualizações e adaptações são constantes, visando adequar-se às exigências e estudos realizados na busca de qualidade e segurança dos equinos e bovinos que estão em pista. Não poderia ser diferente nas modalidades seletivas e esportivas do Cavalo Crioulo, que forjam a história de cavalos e homens através das mesmas e que e que seguem desde sua fundação e formalização a partir de 2016 as boas práticas de manejo, buscando sempre a atualização e evoluindo a regulamentação.. Constantemente as normativas são adaptadas a cada ciclo, desta forma está disponível a partir de hoje (14), o Novo Regulamento do Bem Estar Animal do Cavalo Crioulo, que estará vigente para o ciclo 2024.
O acesso ao Regulamento do Bem Estar Animal, pode ser realizado através do app ou site Oficial do Cavalo Crioulo, na aba Eventos > Regulamentos/Formulários.
>>> Acesse aqui o Novo Regulamento do Bem Estar Animal 2024 <<<
Trabalho minucioso, estudado e embasado da melhor forma possível, enfatizado pela Vice-Presidente Técnica e responsável pelo Conselho Deliberativo Técnico, Patricia Wolf: “Destaque especial aos integrantes da subcomissão, apoiados em consenso pela diretoria da ABCCC, que não mediram esforços para estudar vários regulamentos vigentes, debater com outras instituições, além da participação e marcar presença no encontro da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ) deste ano, tudo em busca de melhores formas de estruturação e adequação do regulamento de bem estar animal para aplicação do mesmo nos eventos da raça Crioula”.
Institucionalmente, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), demonstra a preocupação e segue rigidamente os regulamentos de Bem Estar Animal, uma vez que busca sempre alinhar os regulamentos de suas seletivas (Freio de Ouro, Morfologia e Marcha Anual da Resistência), ao mesmo, assim, os regulamentos das modalidades também passarão por adequações baseados no novo regulamento. “Essa atualização, vai ao encontro do que vem preconizado, seja pelo Ministério da Agricultura, seja pela FEI, e também o que usamos de parâmetros. Realizando adaptações a nossa realidade e objetivos da Instituição. Sempre tivemos essa preocupação, pois a base da nossa Associação são os cavalos, assim como os bovinos, que participam do nosso trabalho”, destaca Marcelo Cairoli, Coordenador da Subcomissão de Bem Estar Animal da ABCCC.
Além da disponibilidade do regulamento nos meios oficiais, nos próximos dias será realizado uma live explicativa e de apresentação sobre as atualizações e suas aplicações pelos integrantes da Instituição. A data será divulgada em breve.
Fonte: ABCCC
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR
Santa Vitória conclui seletiva para a Expointer
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo