A suplementação complementa a nutrição diária de éguas gestantes e auxilia no desenvolvimento adequado do feto.
As éguas gestantes possuem uma demanda nutricional maior que éguas vazias, pois além de sua própria manutenção, há o gasto para o crescimento adequado do feto e produção de colostro.
Um dos principais cuidados nesta fase é a alimentação, pois afeta diretamente a saúde, tanto da égua quanto do potro. Este contexto, a suplementação é uma grande aliada nos cuidados durante o período de gestação das éguas.
Por isso trouxemos algumas dicas em relação a nutrição de éguas gestantes:
Neste período a égua deve receber uma alimentação na quantidade e qualidade adequada e sem exageros, pois assim como a perda de peso, o ganho de peso excessivo também não é desejado.
Se a dieta não for formulada de forma correta, pode haver desequilíbrio dos minerais e vitaminas, o que acarreta no mau desenvolvimento embrionário e a viabilidade do potro.
Nesse período, forneça o melhor do volumoso, assim como ração com maiores níveis proteicos; a fim de fornecer nutrientes em quantidade e qualidade que permitam o desenvolvimento adequado do potro. Além do alimento sólido, água limpa em abundância também deve estar sempre disponível, uma vez que a fêmea prenhe deve beber entre 40 e 50 litros de água diariamente (usando como referência o NRC 6,2L/100kg).
Nessa fase é muito importante consultar um médico veterinário ou um zootecnista para formular uma dieta específica para cada fase e acompanhar o período gestacional, considerando o monitoramento do animal.
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR
Santa Vitória conclui seletiva para a Expointer
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo