Desde quarta-feira (27), a Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, recebeu ginetes das mais diferentes ocupações e idades. Homens e mulheres que têm o Cavalo Crioulo como sua paixão. Eles também são de todo o Brasil. Numa das modalidades esportivas que mais cresce dentro da raça Crioula, a Final do Freio do Proprietário 2023 chega na sua fase final classificando os 14 melhores conjuntos de cada categoria para o sábado, a partir das 8 horas, quando conheceremos os campeões deste Ciclo.
Liderança inédita no Amador A
Ele conhece o caminho do pódio. Este ano já esteve nele em dois lugares na 2ª Supercopa do Proprietário, em primeiro e segundo lugar. Nesta Final é a primeira vez que assume a liderança parcial. André Favero, conduzindo Data Venia Faceira (égua que completou o conjunto que ficou na segunda colocação na Supercopa, direita da foto), completa a primeira fase da disputa com a média parcial de 11,151 pontos, após a etapa de Campo I. Data Venia Faceira é filha de Senhor de Santa Thereza e Firmeza 1325 do Destaque, criada por Marcelo da Costa Gambogi e exposta por André Favero, Cabanha Santa Lívia e CT Renan Biasotto, Garibaldi/RS.
>>> CONFIRA A PLANILHA PARCIAL DA CATEGORIA AMADOR A
Liderança parcial de ponta a ponta na Master A
Após a etapa de Mangueira I e Campo I, realizada na tarde desta sexta-feira (29), Ariano Santos Drummond e Postre do Capão Grande (esquerda da foto) se consolidam na liderança parcial da disputa do Freio do Proprietário 2023 na categoria Master A com a média parcial de 9,850 pontos. Postre do Capão Grande, um gateado filho de Tinajera Chambergo e Huerfanita do Capão Grande, criado e exposto por Maria Lúcia Santos Drummond de Macedo, Cabanha Capão Grande, Arroio Grande/RS.
>>> CONFIRA A PLANILHA PARCIAL DA CATEGORIA MASTER A
Mantida a liderança na Amador B
Após cumprir com a etapa de Mangueira I na tarde desta sexta-feira (29), Ismael Behne conduzindo Laço Fino do Salimar alcançaram 11,363 pontos, desempenho que o mantém na liderança da categoria Amador B do Freio do Proprietário 2023.O gateado negro é filho de Legionário de Santa Edwiges e Fina Flor do Salimar, criado por Mário Salis Filho e exposto por Ismael Behne.
>>> CONFIRA A PLANILHA PARCIAL DA CATEGORIA AMADOR B
Master B também mantém liderança
Seguindo na ponta da categoria, Sandro Rogério Facco continua liderando parcialmente a disputa na categoria Master B com Nippon do Pontal. Após a etapa de Mangueira I, o conjunto encerrou o dia, e a primeira fase da disputa, com a média parcial de 9,992 pontos. Nippon do Pontal é filho de Senhor de Santa Thereza e Jovita dos Três Sinos, criado por AC Agropecuária Ltda., exposto por Sandro Rogério Facco, Cabanha Certeza - Porto Alegre/RS.
>>> CONFIRA A PLANILHA PARCIAL DA CATEGORIA MASTER B
Na categoria Feminina, uruguaia continua liderando
Maria Eugenia Montans Ferrando conduzindo Tropera Caraguata confirmou o bom desempenho obtido na etapa de Andaduras, Figura, Volta sobre Pata e Esbarrada, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, quando a categoria Feminina entrou em pista. Mantendo regularidade na etapa de Mangueira I, o conjunto demonstrou suas habilidades no aparte dos novilhos, conquistando placas pretas do trio de jurados e segue liderando parcialmente a categoria, com média parcial de 11,850 pontos. Filha de Donde Estas da 110 Trovador e Butiá Ternura, a colorado é criada e exposta por Juan Montans y Cecília Ferrando, El Chiripá/Uruguai.
>>> CONFIRA A PLANILHA PARCIAL DA CATEGORIA FEMININA
Um final de recordes
Reunindo 176 conjuntos admitidos pelo técnico supervisor da prova, Thiago Andreolla Persici, a decisão deste ciclo superou a do ano anterior, registrando um crescimento de 14%. Reflexo de uma temporada inteira de avanço para os proprietários, já que 636 participantes movimentam as 40 provas realizadas e válidas para este ciclo, resultando em um acréscimo de 48% no número de competidores.
Jurados na avaliação
Encarregados de analisar e pontuar o desempenho dos conjuntos que disputam as cinco categorias da modalidade os jurados Darlei Hess, Julio Cesar Hax e Luiz Mierczynski Neto, na categoria Amador A; Bruno Wagner da Silva, Fernando Horst e Marco Antônio Stumpf, na Categoria Master A; Daniel Paz Justen, Eduardo Bello Brum e Eduardo Móglia Suñe na Categoria Amador B; e José Francisco Pereira de Moura, Fernando Harger e Ricardo de Freitas Labrêa levantarão as placas na categoria Master B e Feminino.
TRANSMISSÃO AO VIVO
Levando a todos que não puderem sentir das arquibancadas as emoções das disputas das Finais do Freio Proprietário e Inclusão de Ouro 2023, a Transmissão Ao Vivo através das redes Oficiais do Cavalo Crioulo. Com apresentação de Kako Martins com comentários do Coordenador da Subcomissão do Freio Proprietário, Daniel de Macedo, acompanhado do Técnico do Cavalo Crioulo, Rouget Gigena Wrege.
Confira a programação:
→ 30/09/2023 – Sábado
08h – Mangueira 2 – Todas as categorias
13h – Inclusão de Ouro
Sequência – Bayard-Sarmento – Todas as categorias
Sequência – Campo 2 – Amador A e Master A
Sequência – Entrega de Prêmios – Todas as categorias
Adaptado por Cosas del Campo
Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia
Cavalo Crioulo no Chaco Paraguayo: “Impressionado com a grandiosidade deste projeto”