Uma corrida que avalia o domínio sobre o bovino, a velocidade dos cavalos e a submissão deles aos ginetes. Essa é a teoria da Paleteada. Mas na prática, vai muito além: uma corrida que fala de confiança, diversão, sintonia e amizade. Uma longa soma de histórias de pais e filhos, casais e amigos de longa data que se consolidam no grito de “porta” na boca do brete. Assim foi de 11 a 14 de outubro durante a grande Final Nacional de Paleteada. E assim é, há exatos 30 anos, desde que a modalidade foi criada. Em quatro dias na Arena do Cavalo Crioulo, 334 conjuntos da Força A (157 duplas) e 100 da Força B (50 duplas) se reuniram para competir na decisão de 2023. Afunilando para a fase decisiva de sábado para 40 e 20 duplas finalistas, respectivamente.
Foi assim que após aproximadamente 1,4 mil corridas com o gado e 2.026 “autorizados” na narração de Bruno Silveira, a aptidão vaqueira levou ao pódio máximo Pablo Acosta Rodrigues montando Neruda do Boeiro e Pedro Collares Ebert Hamm com Herdeiro da Intuição na Força A; além de Gustavo Ferreira Domingues na montaria de Carlos Eduardo Félix montando Imbaá de Pai Passo e Jovany Félix montando Forasteiro de Pai Passo, na Força B. Em ambas as Forças, as duplas vencedoras saíram de terceiros (Força A) e segundo lugares (Força B) para o lugar mais alto do pódio, após apresentarem regularidade nas disputas desta fase final.
FORÇA A
O período da tarde reservou fortes emoções a todos que acompanharam a disputa das 40 duplas finalistas da Força A, que na etapa final realizaram movimentos de condução e recondução dos novilhos. Tanto o público que compareceu presencialmente, quanto aquele que assistiu do conforto de sua casa através da transmissão ao vivo pelo Youtube acompanharam um grande espetáculo.
Saindo da terceira posição, a dupla formada pelos amigos Pablo Acosta Rodrigues, na condução de Neruda do Boeiro e Pedro Collares Ebert Hamm, com Herdeiro da Intuição, demonstrou sua força e habilidade. Após receberem duas placas pretas em sua primeira corrida, eles assumiram a ponta do ranking, lugar de onde não saíram mais.
“A gente veio correr um boi de cada vez, confiava nos nossos cavalos e deu tudo certo, graças a Deus. É uma vitória que eu queria homenagear o meu irmão que nos deixou precocemente, o Lulu, que é um dos meus professores”, disse Pedro, emocionado, ao também receber o prêmio que leva e eterniza o nome de “Aluízio Perez - Ginete Destaque”.
Na Força B, a dupla formada por pai e filho, Carlos Eduardo Félix montando Imbaá de Pai Passo e Jovany Félix montando Forasteiro de Pai Passo, empatou em primeiro lugar na primeira fase, fincou o pé na segunda colocação nos próximos dois dias e, no último dia, retornou para o topo, com direito a volta olímpica.
“A gente se acelera né? Uma final, ainda mais correndo com o filho, é emocionante“, disse o pai, ancorado pela emoção do filho Jovany, que afirmou: “não tem palavras para descrever a sensação, o sentimento e a emoção, ainda mais agora com a pista coberta nova é um palco a gente aqui dentro. Algo surreal mesmo”.
Ciclo recordista de participações
Tudo isso resultado de um ciclo que bateu o recorde da modalidade e movimentou mais de 550 conjuntos no total - aumentando em 28% em relação ao ciclo anterior. Um sucesso comemorado com os conjuntos finalistas neste sábado, 14 de outubro, perfilados em pista, abrindo o último dia de paleteadas, com 3 bois soltos simbolizando mais uma finalização de temporada com chave de ouro.
Transmissão ao vivo
Todos os detalhes foram transmitidos ao vivo no site e YouTube do Cavalo Crioulo oficial, intercalando apresentadores e comentaristas ao longo dos dias. A Final Nacional da Paleteada contou com a apresentação de Leôncio Severo, comentários de Santiago Macedo, Fabrício Brunelli Barbosa e Juliano Chibiaque na Força A. Já na Força B, Telmo Motta tomou a frente da apresentação da Força B com comentários de Daniel de Macedo.
Jurados
Os jurados responsáveis pela avaliação das 40 duplas na Força A foram Fernando Harger e Renato Dotto Gonçalves; enquanto que na Força B, Filipe Silveira Pavei e Floriano Faria Corrêa avaliaram as 20 duplas finalistas.
CONFIRA O RESULTADO:
VENCEDORES FORÇA A
>> Clique para ver a PLANILHA FINAL COMPLETA DA PALETEADA FORÇA A
1º LUGAR
PABLO ACOSTA RODRIGUES com NERUDA DO BOEIRO e PEDRO COLLARES EBERT HAMM com HERDEIRO DA INTUIÇÃO
Nota: 88,75
2º LUGAR FORÇA A
PEDRO HENRIQUE FREITAS DE BLANCO com LISTA NEGRA DO REBULIÇO e ALEX SANDRO GERALDO MACIEL com PÉROLA DO PURUÃ
Nota: 79,50
3º LUGAR FORÇA A
CARLOS SILVA LOUREIRO DE SOUZA com PIONEIRA 3777 DA TRADIÇÃO e LUIZ ALBERTO MARTINS BASTOS com CARTILHA 3725 DA TRADIÇÃO
Nota: 71,00
4º LUGAR FORÇA A
PEDRO JÚNIOR DE QUADROS CARVALHO com BT BRASEIRO e HENRIQUE DIAS DA COSTA MARÇOLLA com CAMPANA VIÑO TINTO
Nota: 70,50
GINETE DESTAQUE
Pedro Hamm
MELHOR CAVALO CASTRADO
Neruda do Boeiro
MELHOR CAVALO DA PALETEADA
Pérola do Puruã
VENCEDORES FORÇA B
>> Clique para ver a PLANILHA FINAL COMPLETA DA PALETEADA FORÇA B
1º LUGAR
CARLOS EDUARDO FELIX com IMBAÁ DE PAI PASSO e JOVANY FELIX com FORASTEIRO DE PAI PASSO
Nota: 79,00
2º LUGAR
JOÃO VITOR FREITAS DE BLANCO com DICHOSA DA 3J e PEDRO HENRIQUE FREITAS DE BLANCO com LISTA NEGRA DO REBULIÇO
Nota: 71,75
3º LUGAR
LUISA GULARTE SARMENTO com SANCIÓN DE SANTA MARGARIDA e JOANA GIUDICE AZEVEDO com VIRAGRO ARAUCO
Nota: 65,25
4º LUGAR
SAMUEL LUSTOSA ARAÚJO com GTA CHICHARITO e GIBRAN THIVES ARAÚJO com OK JUSTA CAUSA
Nota: 63,75
GINETE DESTAQUE
Samuel Destosa Araújo
MELHOR CAVALO CASTRADO
Forasteiro de Pai Passo
MELHOR CAVALO DA PALETEADA
Lista Negra do Rebuliço
Encontro para celebrar o Cavalo Crioulo: tradicional evento movimenta a Rainha da Fronteira
O Vazio Estatístico da Equinocultura Brasileira: Barreiras ao Desenvolvimento e à Prospecção de Negócios
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR