Uma corrida que avalia o domínio sobre o bovino, a velocidade dos cavalos e a submissão deles aos ginetes. Essa é a teoria da Paleteada. Mas na prática, vai muito além: uma corrida que fala de confiança, diversão, sintonia e amizade. Uma longa soma de histórias de pais e filhos, casais e amigos de longa data que se consolidam no grito de “porta” na boca do brete. Assim foi de 11 a 14 de outubro durante a grande Final Nacional de Paleteada. E assim é, há exatos 30 anos, desde que a modalidade foi criada. Em quatro dias na Arena do Cavalo Crioulo, 334 conjuntos da Força A (157 duplas) e 100 da Força B (50 duplas) se reuniram para competir na decisão de 2023. Afunilando para a fase decisiva de sábado para 40 e 20 duplas finalistas, respectivamente.
Foi assim que após aproximadamente 1,4 mil corridas com o gado e 2.026 “autorizados” na narração de Bruno Silveira, a aptidão vaqueira levou ao pódio máximo Pablo Acosta Rodrigues montando Neruda do Boeiro e Pedro Collares Ebert Hamm com Herdeiro da Intuição na Força A; além de Gustavo Ferreira Domingues na montaria de Carlos Eduardo Félix montando Imbaá de Pai Passo e Jovany Félix montando Forasteiro de Pai Passo, na Força B. Em ambas as Forças, as duplas vencedoras saíram de terceiros (Força A) e segundo lugares (Força B) para o lugar mais alto do pódio, após apresentarem regularidade nas disputas desta fase final.
FORÇA A
O período da tarde reservou fortes emoções a todos que acompanharam a disputa das 40 duplas finalistas da Força A, que na etapa final realizaram movimentos de condução e recondução dos novilhos. Tanto o público que compareceu presencialmente, quanto aquele que assistiu do conforto de sua casa através da transmissão ao vivo pelo Youtube acompanharam um grande espetáculo.
Saindo da terceira posição, a dupla formada pelos amigos Pablo Acosta Rodrigues, na condução de Neruda do Boeiro e Pedro Collares Ebert Hamm, com Herdeiro da Intuição, demonstrou sua força e habilidade. Após receberem duas placas pretas em sua primeira corrida, eles assumiram a ponta do ranking, lugar de onde não saíram mais.
“A gente veio correr um boi de cada vez, confiava nos nossos cavalos e deu tudo certo, graças a Deus. É uma vitória que eu queria homenagear o meu irmão que nos deixou precocemente, o Lulu, que é um dos meus professores”, disse Pedro, emocionado, ao também receber o prêmio que leva e eterniza o nome de “Aluízio Perez - Ginete Destaque”.
Na Força B, a dupla formada por pai e filho, Carlos Eduardo Félix montando Imbaá de Pai Passo e Jovany Félix montando Forasteiro de Pai Passo, empatou em primeiro lugar na primeira fase, fincou o pé na segunda colocação nos próximos dois dias e, no último dia, retornou para o topo, com direito a volta olímpica.
“A gente se acelera né? Uma final, ainda mais correndo com o filho, é emocionante“, disse o pai, ancorado pela emoção do filho Jovany, que afirmou: “não tem palavras para descrever a sensação, o sentimento e a emoção, ainda mais agora com a pista coberta nova é um palco a gente aqui dentro. Algo surreal mesmo”.
Ciclo recordista de participações
Tudo isso resultado de um ciclo que bateu o recorde da modalidade e movimentou mais de 550 conjuntos no total - aumentando em 28% em relação ao ciclo anterior. Um sucesso comemorado com os conjuntos finalistas neste sábado, 14 de outubro, perfilados em pista, abrindo o último dia de paleteadas, com 3 bois soltos simbolizando mais uma finalização de temporada com chave de ouro.
Transmissão ao vivo
Todos os detalhes foram transmitidos ao vivo no site e YouTube do Cavalo Crioulo oficial, intercalando apresentadores e comentaristas ao longo dos dias. A Final Nacional da Paleteada contou com a apresentação de Leôncio Severo, comentários de Santiago Macedo, Fabrício Brunelli Barbosa e Juliano Chibiaque na Força A. Já na Força B, Telmo Motta tomou a frente da apresentação da Força B com comentários de Daniel de Macedo.
Jurados
Os jurados responsáveis pela avaliação das 40 duplas na Força A foram Fernando Harger e Renato Dotto Gonçalves; enquanto que na Força B, Filipe Silveira Pavei e Floriano Faria Corrêa avaliaram as 20 duplas finalistas.
CONFIRA O RESULTADO:
VENCEDORES FORÇA A
>> Clique para ver a PLANILHA FINAL COMPLETA DA PALETEADA FORÇA A
1º LUGAR
PABLO ACOSTA RODRIGUES com NERUDA DO BOEIRO e PEDRO COLLARES EBERT HAMM com HERDEIRO DA INTUIÇÃO
Nota: 88,75
2º LUGAR FORÇA A
PEDRO HENRIQUE FREITAS DE BLANCO com LISTA NEGRA DO REBULIÇO e ALEX SANDRO GERALDO MACIEL com PÉROLA DO PURUÃ
Nota: 79,50
3º LUGAR FORÇA A
CARLOS SILVA LOUREIRO DE SOUZA com PIONEIRA 3777 DA TRADIÇÃO e LUIZ ALBERTO MARTINS BASTOS com CARTILHA 3725 DA TRADIÇÃO
Nota: 71,00
4º LUGAR FORÇA A
PEDRO JÚNIOR DE QUADROS CARVALHO com BT BRASEIRO e HENRIQUE DIAS DA COSTA MARÇOLLA com CAMPANA VIÑO TINTO
Nota: 70,50
GINETE DESTAQUE
Pedro Hamm
MELHOR CAVALO CASTRADO
Neruda do Boeiro
MELHOR CAVALO DA PALETEADA
Pérola do Puruã
VENCEDORES FORÇA B
>> Clique para ver a PLANILHA FINAL COMPLETA DA PALETEADA FORÇA B
1º LUGAR
CARLOS EDUARDO FELIX com IMBAÁ DE PAI PASSO e JOVANY FELIX com FORASTEIRO DE PAI PASSO
Nota: 79,00
2º LUGAR
JOÃO VITOR FREITAS DE BLANCO com DICHOSA DA 3J e PEDRO HENRIQUE FREITAS DE BLANCO com LISTA NEGRA DO REBULIÇO
Nota: 71,75
3º LUGAR
LUISA GULARTE SARMENTO com SANCIÓN DE SANTA MARGARIDA e JOANA GIUDICE AZEVEDO com VIRAGRO ARAUCO
Nota: 65,25
4º LUGAR
SAMUEL LUSTOSA ARAÚJO com GTA CHICHARITO e GIBRAN THIVES ARAÚJO com OK JUSTA CAUSA
Nota: 63,75
GINETE DESTAQUE
Samuel Destosa Araújo
MELHOR CAVALO CASTRADO
Forasteiro de Pai Passo
MELHOR CAVALO DA PALETEADA
Lista Negra do Rebuliço
Saiba quem serão os jurados da primeira seletiva nacional rumo ao Freio de Ouro 2025
Inscrições abertas para o Bocal de Ouro e Expo-Outonal
Sonho de guri realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul