Fundamental para evitar a queda no rendimento, desidratação e outros problemas devido à exposição excessiva ao Sol.
Todos os animais precisam de cuidados específicos durante o verão para evitar problemas de saúde ou desconfortos que podem ocorrer durante a estação. Atenção especial deve ser dada principalmente para animais de trabalho, cavalos de passeio e equinos atletas, pois estão sempre praticando atividades físicas. Confira, a seguir, algumas dicas para cuidar dos cavalos nesta época.
Observe os animais durante e após cada atividade em busca de sinais de que eles possam estar com algum desconforto ou desidratados.
Alguns sinais que podem indicar desidratação são:
Essas análises podem ser realizadas pelo tratador responsável pelo manejo dos animais, mas é sempre recomendável a consulta de um médico-veterinário para o diagnóstico mais assertivo.
É fundamental garantir acesso à água fresca e limpa para evitar desidratação e problemas gastrointestinais. Distribua vários bebedouros no local onde os animais ficam e observe se estão bebendo.
Ter um abrigo, espaço com árvores ou estrutura coberta que possa fornecer sombra é essencial para que os cavalos tenham como se proteger do sol durante dias quentes.
Os cavalos podem parecer fortes e atléticos, mas isso não significa que eles conseguem praticar as atividades no verão da mesma forma que realizam no inverno. Trabalhar sob altas temperaturas é desagradável para qualquer um. Encontre maneiras de diminuir a intensidade das tarefas e forneça um merecido descanso aos animais.
É muito importante proporcionar o maior conforto possível em climas quentes. Certifique-se de que o local onde os cavalos ficam seja bem ventilado. Isso definitivamente irá ajudar a refrescá-los. Além disso, banhos frios após a atividade ou depois de um dia quente também podem ajudar a aliviar o calor.
Os animais também podem sofrer queimaduras solares, especialmente aqueles com áreas brancas, cicatrizes visíveis e pelagem clara. Existem produtos específicos para essa função. O ideal é protegê-los ao máximo da exposição prolongada à luz solar forte.
As ferraduras evitam que os cascos dos cavalos sofram queimaduras ou ferimentos quando entram em contato com pisos muito quentes.
As moscas da bicheira geralmente se proliferam no verão, quando o calor e a umidade fornecem as melhores condições para a reprodução do parasita. Portanto, produtos repelentes devem ser usados com frequência para evitar a infestação de insetos que podem causar sérios problemas. Organnact Prata é o único produto do mercado com o efeito E2C, que elimina as larvas, espanta as moscas e cicatriza as feridas dos animais. Este inseticida é um antiparasitário usado para prevenir e tratar feridas.
Fonte: www.organnact.com.br/
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo
Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia